Diagnóstico do Autismo: Relação entre Fatores Contextuais, Familiares e da Criança

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Regina Basso Zanon
Bárbara Backes
Cleonice Alves Bosa

Resumo

Embora se reconheça que algumas dificuldades que caracterizam o Transtorno do Espectro Autista (TEA) possam ser identificadas na primeira infância, os resultados dos estudos mostram que muitas crianças não são diagnosticadas antes do período escolar, podendo retardar o ingresso delas em programas de intervenção precoce, assim como a orientação parental específica. O presente estudo objetivou investigar a idade de realização do diagnóstico do TEA em participantes brasileiros e a sua relação com variáveis contextuais, familiares e da criança. O estudo é de natureza transversal e correlacional, realizado com base em dados coletados em uma survey (on-line) e envolvendo 136 pais de indivíduos com TEA. Entre os principais achados, destaca-se a correlação moderada e positiva encontrada entre as variáveis idade do filho e idade da realização diagnóstico do TEA. As implicações dos resultados e as limitações metodológicas do estudo foram discutidas.

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Como Citar
Zanon, R. B., Backes, B., & Bosa, C. A. (2017). Diagnóstico do Autismo: Relação entre Fatores Contextuais, Familiares e da Criança. Revista Psicologia: Teoria E Prática, 19(1), 152–175. https://doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v19n1p164-175
Seção
Desenvolvimento Humano

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