Percepções de Psicólogos da Saúde em Relação aos Conhecimentos, às Habilidades e às Atitudes Diante da Morte

Conteúdo do artigo principal

Roberta Albuquerque Ferreira
Ana Luiza Nogueira Siqueira
Elizabeth Queiroz

Resumo

A inserção do psicólogo na área da saúde trouxe para esse profissional uma demanda de trabalho com a morte, não diretamente atendida por sua formação. O pre sente estudo objetivou identificar a percepção de psicólogos que atuam em hospitais vinculados à Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, quanto aos conhecimentos, às habilidades e às atitudes relacionados à morte. Participaram da pesquisa 15 psicólogos de quatro hospitais, que responderam a uma entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados em categorias temáticas. Foram identificadas as seguintes categorias: formação para o trabalho com a morte; aspectos pessoais relacionados à morte; impacto da morte no profissional e na equipe; aspectos que acarretam desgaste físico e/ou emocional; a realidade do trabalho com a morte. O sofrimento vivenciado diante da morte de pacientes e das respostas dos familiares traz a necessidade de formação dirigida para o tema, tanto para os psicólogos quanto para os demais profissionais que compõem a equipe de saúde.


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos

Referências

Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Ferreira, R. A., & Queiroz, E. (2010) Morte, equipe de saúde e formação profissional: questões para atuação do psicólogo. In: M. H. P. Franco (Ed.) Formação e rompimento de vínculos: o dilema das perdas na atualidade. (pp. 101-121) São Paulo: Summus.

Ferreira, R. A., Queiroz, E., Lira, N. P. M. L., & Siqueira, A. L. N. (2009, Outubro). Percepção da morte por psicólogos da saúde: discrepâncias entre o conhecimento do tema e as exigências do dia-a-dia. Pôster apresentado na XXXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, Sociedade Brasileira de Psicologia, Goiânia.

Franco, M. H. P. (2008) Multidisciplinaridade e interdisciplinaridade: psicologia. In R. A. Oliveira (Ed.). Cuidado Paliativo (pp. 74-76). São Paulo: Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo.

Gorayeb, R. (2001) A prática da psicologia hospitalar. In: ¬¬ M. L. Marinho & V. E. Caballo, (Eds.). Psicologia clínica e da saúde (pp. 263-278). Londrina/Granada: UEL/APICSA.

Hoffmann, L. (1993). A morte na infância e sua representação para o médico: reflexões sobre a prática pediátrica em diferentes contextos. Cadernos de Saúde Pública, 9(3), 364-374.

Junqueira, M. H. R., & Kovács, M. J. (2008). Alunos de Psicologia e a educação para a morte. Psicologia: Ciência & Profissão, 28(3), 506-519.

Kovács, M. J. (2003). Educação para a morte: desafio na formação de profissionais de saúde e educação. São Paulo: Casa do Psicólogo/FAPESP.

Kovács, M. J. (1992). Morte e desenvolvimento humano. São Paulo: Casa do Psicólogo.

Marwit, S. J. (1997). Professional psychology`s role in hospice care. Professional Psychology: Research and Practice, 28(5), 457-463.

Oliveira, J. R., Brêtas, J. R. S., & Yamaguti, L. (2007). A morte e o morrer segundo representações de estudantes de enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 41(3), 386-394.

Oliveira, E. A., Voltarelli, J. C., Santos, M. A., & Mastropietro, A. P. (2005). Intervenção junto à família do paciente com alto risco de morte. Medicina Ribeirão Preto, 38(1), 63-68.

Silva, L. C. (2009). O sofrimento psicológico dos profissionais de saúde na atenção ao paciente de câncer. Psicologia para América Latina, 16. Retirado de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1870-350X2009000100007&Ing=pt&nrm=iso.

Souza, L. G. A., & Boemer, M. R. (2005). O cuidar em situação de morte: algumas reflexões. Medicina (Ribeirão Preto), 38(1), 49-54.