Análise Funcional de Eventos Antecedentes ao Comportamento de Desobediência de Crianças

Conteúdo do artigo principal

Camila do Carmo Menezes
Márcia Cristina Caserta Gon
Robson Zazula

Resumo

A dermatite atópica é uma doença crônica de pele que se manifesta na infância. A desobediência é uma queixa comum entre os pais dessas crianças. Pesquisas apontam que inúmeros eventos antecedentes podem influenciar a desobediência. O presente estudo objetivou avaliar o efeito da manipulação da atenção parental e da dificuldade da tarefa, como eventos antecedentes, no comportamento de desobediência de cinco crianças com dermatite atópica. O delineamento experimental utilizado foi o de multielementos. Os resultados demonstram que a manipulação de tais variáveis alterou as respostas de desobediência para três das cinco crianças. Sugere-se a necessidade de inclusão dessas variáveis na avaliação, prevenção e intervenção de crianças atópicas cujos pais se queixam de desobediência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Menezes, C. do C., Gon, M. C. C., & Zazula, R. (2013). Análise Funcional de Eventos Antecedentes ao Comportamento de Desobediência de Crianças. Revista Psicologia: Teoria E Prática, 15(2), 19–32. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/5119
Seção
Artigos

Referências

Allan, K. D. & Warzak, W. J. (2000). The problem of parental nonadherence in clinical behavior analysis: Effective treatment is not enough. Journal of Applied Behavior Analysis, 33(3), 373-391. doi: 10.1901/jaba.2000.33-373

Call, N. A., Wacker, D. P., Ringdahl, J. E., Cooper-Brown, L. J., & Boeiter, E. W. (2004). An assessment of antecedent events influencing noncompliance in an outpatient clinic. Journal of Applied Behavior Analysis, 37, 145-157. doi:10.1901/jaba.2004.37-145

Cameron, M. J., Ainsleigh, S. A., & Bird, F. L. (1992). The acquisition of stimulus control of compliance and participation during an ADL routine. Behavior Residential Treatment, 7, 327-340. doi: 10.1002/bin.2360070502

Cooper, L. J., Wacker, D. P., Sasso, G. M., Reimers, T. M., & Donn, L. K. (1990). Using parents as therapists to evaluate appropriate behavior of their children: Application to a tertiary diagnostic clinic. Journal of Applied Behavior Analysis, 23, 285-296. doi: 10.1901/jaba.1990.23-285

Cooper, L. J., Wacker, D. P., Thursby, D., Plagmannm, L. A., Hearding, J., Millard, T., & Derby, M. (1992). Analysis of the effects of task preferences, task demands, and adult attention on child behavior in outpatient and classroom settings. Journal of Applied Behavior Analysis, 25, 823-840. doi: 10.1901/jaba.1992.25-823

Del Prette, Z. A. P. (2003). Prevenção de dificuldades de aprendizagem e da violência: Desenvolvendo tecnologia para avaliação e promoção de habilidades. Relatório de auxílio à pesquisa no exterior (pós-doutorado) aprovado pela FAPESP, Processo número 02-00105-2. São Paulo, SP.

Durand, V. M., & Crimmins, D. B. (1988). Identifying the variables maintaining self-injurious behavior. Journal of Autism and Developmental Disorders, 18, 99-117.

Farrell, L. J., Donovan, C., Turner, C. M., & Walker, J. R. (2011). Anxiety Disorders in Children with Chronic Health Problems. In D. McKay & E. A. Storch (Eds.), Handbook Of Child And Adolescent Anxiety Disorders (pp. 479-503). New York: Springer.

Gresham, F. M., & Elliott, S. N. (1990). Social Skills Rating System: Manual. Circle Pines, MN: American Guidance Service

Hanley, G. P., Iwata, B. A., & McCord, B. E. (2003). Functional analysis of problem behavior: A review. Journal of Applied Behavior Analysis, 36, 147-185. doi:10.1901/jaba.2003.36-147

Kalb, L. M., & Loeber, R. (2003). Child disobedience and noncompliance. Pediatrics, 111, 641-652. doi:10.1542/peds.111.3.641

Lawson, V., Lewis-Jones, M. S., Finlay, A. Y., Reid, P., & Owens, R. G. (1998). The family impact of childhood atopic dermatitis: The dermatitis family impact questionnaire. British Journal of Dermatology, 138, 107-113. doi:10.1046/j.1365-2133.1998.02034.x

Leitch, D. B. (1999). Mother-infant interaction: Achieving synchrony. Nursing Research, 49(1), 55-58. doi:10.1097/00006199-199901000-00009

McCommas, J., Hoch, H., Paone, D., & El-Royd, R. (2000). Escape behavior during academic tasks: A preliminary analysis of idiosyncratic establishing operations. Journal of Applied Behavior Analysis, 33, 479-493. doi:10.1901/jaba.2000.33-479

Michael, J. (2000). Implications and refinements of the establishing operation concept. Journal of Applied Behavior Analysis, 33, 401-410. doi:10.1901/jaba.2000.33-401

Pauli-Pott, U., Darui, A., & Beckmann, D. (1999). Infants with atopic dermatitis: maternal hopelessness, child-rearing attitudes and perceived infant temperament. Psychotherapy and Psychosomatics, 68, 39-45. doi:10.1159/000012309

Piccinini, C. A., Castro, E. K., Alvarenga, P., Vargas, S., & Oliveira, V. Z. (2003). A doença crônica orgânica na infância e nas práticas educativas maternas. Estudos de Psicologia, 8(1), 75-83. doi:10.1590/S1413-294X2003000100009

Pinquart, M., & Shen, Y. (2011). Behavior problems in children and adolescents with chronic physical illness: A meta-analysis. Journal of Pediatric Psychology, 36(9), 1003-1016. doi:10.1093/jpepsy/jsr042

Pires, M. C., & Cestari, S. C. P. (2005). Dermatite Atópica. Rio de Janeiro: Digrafica.

Skinner, B. F. (1953). Science and human behavior. New York: Macmillan.

Stabb, D., von Ruedden, U., Kehrt, R., Erhart, M., Wenninger, K., Kamtsiuris, P., & Wahn, U. (2002). Evaluation of a parental training program for the management of childhood atopic dermatitis. Pediatry Allergy Immunology, 13, 84-90. doi: 10.1034/j.1399-3038.2002.01005.x

Williams, L. C. A., & Aiello, A. L. R. (2001). O Inventário Portage Operacionalizado: Intervenções com Família. São Paulo: Memnon.