Instalando Pré-Requisitos de Leitura para Dois Alunos com Deficiência Intelectual

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Jaci Augusta Neves Souza
Grauben José Alves Assis

Resumo

A recombinação silábica para formar novas palavras tem se mostrado uma alternativa promissora no ensino de leitura generalizada para indivíduos com desenvolvimento atípico. No entanto, organizar as letras que constituem as palavras é um conceito básico indispensável para que se instalem os rudimentos da leitura, ainda que sejam palavras simples compostas por uma ou duas sílabas. O presente estudo teve por objetivo instalar os pré-requisitos do comportamento de ordenação dos símbolos gráficos do alfabeto romano para indivíduos com deficiência intelectual. Participaram do estudo dois alunos matriculados na escola da Apae. Formas não representacionais apresentadas em quatro tamanhos foram inicialmente utilizadas, e a resposta requerida foi selecioná-las para formar três sequências. Seguindo o mesmo procedimento, foram utilizadas letras como estímulos para formar palavras dissílabas. Os resultados mostraram que os alunos foram capazes de ordenar as letras formando as palavras após aprenderem a organizar os estímulos não representacionais, utilizados como pré-requisito.

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Como Citar
Souza, J. A. N., & Assis, G. J. A. (2013). Instalando Pré-Requisitos de Leitura para Dois Alunos com Deficiência Intelectual. Revista Psicologia: Teoria E Prática, 15(2), 130–143. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/4127
Seção
Artigos

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