Efeitos de Sinalização por Meio de Legendas sobre o Comportamento de Separar Lixo em Restaurante de uma Universidade Pública
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Resumo
O objetivo desse estudo foi verificar se a sinalização (legenda) e a organização espacial das lixeiras influenciam o modo de utilizá-las pelos usuários de um restaurante universitário. Participaram 600 usuários, de ambos os sexos, que freqüentavam o restaurante, cuja idade variava entre 16 e 25 anos. Foram realizadas três sessões de observação direta. Na primeira sessão estabeleceu-se uma Linha de Base, na segunda interviu-se na configuração das lixeiras com a colocação de legendas para indicar o tipo de lixo a ser depositado e, na terceira, as condições foram iguais às da Linha de Base. Os resultados mostram que as legendas colocadas nas lixeiras influenciaram o comportamento de separar lixo, ou seja, as porcentagens de comportamentos apropriados aumentaram consideravelmente no período de intervenção e os inapropriados diminuíram. A intervenção aponta para a necessidade de mudar o ambiente de maneira a facilitar o comportamento desejado. Mostra-se também a necessidade de construir programas de educação ambiental que gerem mudanças efetivas e duradouras nos comportamentos pró-ambientais.
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