Relações Emergentes após Ensino de Comportamento Textual por Meio do Procedimento de Discriminação Simples em Crianças
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Resumo
O repertório de leitura com compreensão tem sido verificado em testes de relações emergentes após o ensino por meio do procedimento de discriminação condicional. Este estudo teve o objetivo de verificar a emergência de relações após o ensino de comportamento textual por meio do procedimento de discriminação simples. Três crianças não alfabetizadas foram submetidas a pré-testes, ensino de comportamento textual de trinta palavras, pós-testes e testes de relações emergentes entre palavras faladas, escritas e figuras. Durante o ensino, cada palavra era apresentada e a nomeação correta era seguida de elogio. Quando ocorria erro, a experimentadora nomeava a palavra e a criança repetia. O ensino de comportamento textual por meio do procedimento de discriminação simples permitiu a emergência de relações. Um procedimento que minimiza a ocorrência de erros produziu aquisição de um repertório mais amplo do que o ensinado. Para crianças não alfabetizadas, esse tipo de ensino é de fundamental importância.
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