As Condições e a Organização do Trabalho de Professoras de Escolas Públicas

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Mônica Rafaela de Almeida
Mary Yale Neves
Francecirly Alexandre dos Santos

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar as condições e a organização de trabalho de professoras da rede pública do município de João Pessoa – PB. Para tanto, utilizou-se uma abordagem pluridisciplinar: ergonomia da atividade e psicodinâmica do trabalho, sob a ótica das relações sociais de gênero. Ao longo da investigação, foram realizadas observações da atividade e formados comunidades ampliadas de pesquisa. No que diz respeito às participantes dessa investigação, contou-se com a colaboração de quarenta profissionais distribuídas entre três escolas. A partir da análise do material produzido, constatou-se que os principais motivos de inserção profissional dessas trabalhadoras na educação são profundamente marcados pelas relações sociais de gênero e condições sócio-econômicas. Verificou-se ainda a discrepância entre trabalho prescrito e o trabalho real. Porém, percebeu-se que apesar das dificuldades encontradas nas situações de trabalho, as professoras por intermédio do uso de suas sensibilidades e criatividades, desenvolvem diversas formas de regulação da atividade, dando novas formas ao trabalho e inventando diferentes maneiras de articular-se a ele.

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