Influência de Propagandas de Alimentos nas Escolhas Alimentares de Crianças e Adolescentes
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Resumo
Propagandas de alimentos anunciadas pela televisão podem influenciar hábitos alimentares de crianças e adolescentes. O objetivo deste estudo foi avaliar escolhas alimentares de crianças e adolescentes expostos e não–expostos a propagandas de alimentos veiculadas pela televisão. Grupo controle (n=30) e experimental (n=30) foram pareados segundo sexo (50% feminino) e idade (10,1 ± 1,4 anos). Participantes assistiram desenho animado de 21 minutos, com dois intervalos comerciais, que veicularam oito diferentes propagandas. Grupo controle assistiu propagandas de brinquedos e grupo experimental, de alimentos. Imediatamente após, fotos dos alimentos anunciados foram apresentadas com fotos de um produto: similar; mais saudável e uma fruta. ANOVA mostrou efeito significativo de categoria [F(3, 216) = 126,6; p < 0,05]. Teste post hoc de Newman-Keuls demonstrou que alimentos anunciados foram mais escolhidos do que os outros produtos. Além disso, grupo controle escolheu mais produtos similares do que o experimental. Conclui-se que a exposição a propagandas de alimentos pode influenciar nas escolhas alimentares de crianças e adolescentes.
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