O Papel do Mediador no Incentivo à Participação das Comunidades nas Ações de Promoção da Saúde

Conteúdo do artigo principal

Nathalia Domitrovic
Bruna Ceruti Quintanilha
Maristela Dalbello Araujo

Resumo

Ações de promoção da saúde são baseadas em um conceito ampliado de saúde, considerada como resultado da interação entre fatores ambientais, socioculturais, biológicos e psicológicos, e os conselhos locais de saúde (CLS) se constituem como mecanismos constitucionais que concretizam a participação social para a transformação dos fatores que favorecem a saúde. Esta pesquisa objetivou investigar o funcionamento de dois CLS ligados a duas unidades básicas de saúde (UBS) e verificar como ocorre a participação social nas ações de promoção da saúde. Realizamos entrevistas semiestruturadas com oito participantes dos CLS e acompanhamos suas reuniões durante quatro meses. Foram entrevistados dois profissionais psicólogos que atuam nas UBS. Foi possível perceber a inter-relação entre a participação social e as ações de promoção da saúde. A multiplicidade de opiniões e as diversas formas de seu exercício redobram a importância da mediação, exercida pelos profissionais psicólogos no cotidiano dos serviços, com o objetivo de favorecer a participação dos usuários.


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Domitrovic, N., Quintanilha, B. C., & Araujo, M. D. (2013). O Papel do Mediador no Incentivo à Participação das Comunidades nas Ações de Promoção da Saúde. Revista Psicologia: Teoria E Prática, 15(1), 81–91. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/2748
Seção
Artigos

Referências

Bardin, L. (1997). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Coletânea de normas para o controle social no Sistema Único de Saúde (2007) Brasília: Editora MS.

Buss, P. M. Promoção da saúde e qualidade de vida (2000). Ciência & Saúde Coletiva, 1 (5), 163-177.

Carvalho, A. I. (1997). Conselhos de saúde, responsabilidade pública e cidadania: a reforma sanitária como reforma do Estado. In: FLEURY, S. (org.). Saúde e democracia: a luta do CEBES. São Paulo: Lemos Editorial.

Cecílio, L. C. O. (2010). Colegiados de gestão em serviços de saúde: um estudo empírico Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, 26(3):557-566.

Czeresnia, D. (2003). Promoção da Saúde: conceito, reflexões, tendências. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz.

Dimenstein, M. (2007) Micropolíticas dos Afetos: Reinventando a Participação e o Controle Social em Saúde. In: Barros, M. E. B; Moreira, M. I. B.; Novo, H. A.; Rosa, E. M. (orgs.) Psicologia e Saúde: Desafios às Políticas Públicas no Brasil. Vitória: EDUFES.

Iglesias, A. (2009) Em nome da Promoção à Saúde: análise das ações de macroregião do município de Vitória – ES. Dissertação de Mestrado em Saúde Coletiva, Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória – ES, Brasil.

Lei 6.0606, de 05 de junho de 2006. Vitória. Acessado em 20 de maio, 2009, em http://sistemas.vitoria.es.gov.br/webleis/Leis/L6606.PDF.

Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde, Brasil.

Lei 8.142, de 28 de dezembro de 1990. Diário Oficial da União, Brasília-DF, Brasil.

Minayo, M. C. S. & Sanches, O. (1993) Quantitativo-Qualitativo: Oposição ou Complementaridade? Cadernos de Saúde Púbica, Rio de Janeiro, 9 (3), 239-262.

Pessoto, U. C.; Nascimento, P. R.; Heimann, L. S. (2001) A gestão semiplena e a participação popular na administração da saúde. Cadernos de Saúde Púbica, 17 (1), 89-97.

PNPS (2006) Política Nacional de Promoção da Saúde. Brasília, Ministério da Saúde. Acessado em 20 de maio, 2009, em: http://www.portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/portaria687_2006_anexo1.pdf.

Santos, B. S. (2000). Para um novo senso comum: A ciência, p direito e a política na transição paradigmática. São Paulo: Cortez.

Santos, K. L. ; Quintanilha, B. C. ; Dalbello-Araújo, M. (2010). A Atuação do Psicólogo na Promoção da Saúde. Revista de Psicologia : Teoria e Prática, 12, 181-196.

Sipioni, M. E. (2009) Legitimidade da representação social em conselhos de saúde: o caso do consleho municipal de saúde de Vitória- ES. Dissertação de Mestrado em Saúde Coletiva, Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória – ES, Brasil.

Vazquez, M. L. (2003). Participação Social nos serviços de saúde: concepções dos usuários e líderes comunitários em dois municípios do Nordeste do Brasil. Cadernos de Saúde Púbica, 19(2), 579-591.