Sobre a Memória Social dos “Anos Dourados”: Fusca, Copa do Mundo, Bossa Nova e Miss Brasil

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Aline Passeri Dias
Felipe Jardim da Silva
Rosana Ferreira Chalegre
Celso Pereira de Sá
Rafael Pecly Wolter

Resumo

O presente artigo trata de uma pesquisa sobre a memória social dos anos 50, conhecidos como “os anos dourados”, na qual se focalizam especificamente: a fabricação do Fusca, primeiro modelo da fábrica Volkswagen no país; a conquista da primeira Copa do Mundo pelo Brasil; o advento da Bossa Nova; e os Concursos de Miss Brasil. A fundamentação teórica consiste numa perspectiva psicossocial da memória envolvendo a articulação de contribuições psicológicas, sociológicas e históricas. A coleta dos dados foi feita através da aplicação de um questionário a 450 moradores do Rio de Janeiro, distribuídos entre três estratos etários: idosos, adultos e jovens. Na análise dos dados compararam-se as freqüências das respostas produzidas pelos três grupos de participantes para cada uma das questões. Os resultados evidenciam importantes diferenças entre as memórias dos distintos conjuntos geracionais, que são satisfatoriamente explicadas pelos princípios teóricos acerca da construção social da memória.

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