Ética em Experimentação Animal: Reflexões sobre o Laboratório Didático de Análise do Comportamento

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Jhonatan Jeison de Miranda
Acríssio Luiz Gonçalves
Rodrigo Lopes Miranda
Sérgio Dias Cirino

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir o uso do laboratório de Análise do Comportamento no ensino de Psicologia, a partir do debate sobre a utilização de animais em contextos didático-científicos. Serviram de base para as análises: 1) diretrizes internacionais sobre o uso de animais em atividades de pesquisa e ensino e 2) a legislação brasileira sobre ética em experimentação animal. As atividades realizadas em laboratórios didáticos de Análise do Comportamento objetivam, via de regra, a demonstração de conceitos; tal objetivo é visto como um ponto de possível conflito com a legislação atual. Observa-se também que a configuração tradicional desse laboratório implica em impactos negativos sobre o bem-estar dos sujeitos experimentais. Sugere-se, assim, que sejam implementadas mudanças nas práticas experimentais em laboratórios didáticos. Tais mudanças podem ser feitas junto à ampliação dos objetivos didáticos do laboratório de Análise do Comportamento.

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