Influência da Cultura Organizacional na (Re)construção da Identidade dos Trabalhadores: Um Estudo de Caso em uma Empresa de Tratamento de Resíduos no Sul de Minas Gerais

Conteúdo do artigo principal

Fernanda Garcia Resende
Alessandro Vinícius de Paula

Resumo

O presente estudo de caso objetivou identificar e discutir a influência da cultura organizacional na (re)construção da identidade dos trabalhadores de uma empresa que atua no ramo de transporte e tratamento de resíduos localizada no sul de Minas Gerais. A pesquisa contou com a participação de quatorze funcionários da referida instituição, tendo sido utilizadas a observação participante e a entrevista semi-estruturada como técnicas para coleta de dados. Na apreciação das informações encontradas, empregou-se a análise de conteúdo, evidenciando que a maioria dos trabalhadores atua de forma padronizada referente ao pensar, sentir/perceber e agir em relação ao trabalho e à empresa. Concluiu-se que os elementos da cultura organizacional (valores, sentimentos e comportamentos) podem influenciar na (re)construção da identidade dos trabalhadores, revelando-se como fatores fundamentais para a compreensão de como eles apreendem a empresa e constroem seu autoconceito. Tais elementos mostram-se relevantes para a formulação de políticas de gestão de pessoas eficientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1995.

BERGER, L. P.; LUCKMANN, T. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

FERNANDES, K. R. O processo de construção e reconstrução das identidades dos indivíduos nas organizações. Facef Pesquisa, Florianópolis, v. 7, n. 3, p. 58‑70, 2004.

FERREIRA, A. B. de H. Novo Aurélio século XXI: o dicionário da língua portuguesa. 3. ed. rev. ampl. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

FLEURY, M. T. L. Simbólico nas relações de trabalho. In: FLEURY, M. T. L.; FISCHER, R. M. (Org.). Cultura e poder nas organizações. São Paulo: Atlas, 1989.

FREITAS, M. E. Cultura organizacional: formação, tipologias, e impacto. São Paulo: Makron Books, 1991.

GEERTZ, C. As interpretações das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara, 1989

.HOGG, M. A.; TERRY, D. J. Social identity and self‑categorization processes in organizational contexts. Academy of Management Review, v. 25, p. 121‑140, 2000.

JAIME JR., P. Um texto, múltiplas interpretações: antropologia hermenêutica e cultura organizacional. RAE, Rio de Janeiro, v. 42, n. 4, p. 72‑83, 2002.

JOHANN, S. Gestão de pessoas e novas relações de trabalho. Porto Alegre: Fundação Getulio Vargas, 2000. 94 p. Apostila.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8. ed. São Paulo: Hucitec, 2004.

MINAYO, M. C. S. et al.(Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1994. (Temas sociais).

MORAES, D. S. C.; KNIJNIK, J. D. Estudo qualitativo sobre a opinião de atletas juvenis de tênis de campo sobre a sua preparação psicológica para a competição. Psicologia: teoria e prática, v. 11, n. 2, p. 97‑113, 2009.

POLITZER, G. Crítica dos fundamentos da psicologia: a psicologia e a psicanálise. 2. ed. Piracicaba: Editora Unimep, 2004. (Filosofia e psicanálise, n. 1).

SCHEIN, E. H. Guia de sobrevivência da cultura corporativa. 2. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2001.

SILVA, J. R. G.; VERGARA, S. C. O significado da mudança: as percepções dos funcionários de uma empresa brasileira diante da expectativa de privatização. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 34, n. 1, p. 79‑99, 2000.

TOLFO, S. R.; SILVA, N.; LUNA, I. N. Cultura organizacional, identidade e qualidade de vida no trabalho: articulações e sugestões de pesquisas em organizações. Pesquisas e Práticas Psicossociais, v. 4, n. 1, São João Del‑Rei, 2009.

YIN, R. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

ZANELLI, J. C. Interação humana e gestão: uma compreensão introdutória da construção organizacional. Rio de Janeiro: LAB, 2003.

ZANELLI, J. C.; BORGES‑ANDRADE, J. E.; BASTOS, A. V. B. (Org.). Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2004.