A Condição Underachievement em Superdotação: Definição e Características

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Vanessa Terezinha Alves Tentes Ourofino
Denise Souza Fleith

Resumo

A baixa performance acadêmica em indivíduos superdotados constitui um fenômeno complexo observado e relatado por professores, especialistas e pesquisadores da área há mais de três décadas, muito embora não se tenha uma definição consensual que agregue os vários elementos que compõem essa realidade aparentemente antagônica. A definição de baixa performance, underachievement em inglês, enfatiza a discrepância entre o potencial revelado (habilidade) e a performance (realização) particularmente no contexto escolar. É objetivo central deste artigo a apresentação de contribuições teóricas e empíricas que fundamentam o estudo do fenômeno da superdotação na perspectiva das populações especiais, nomeadamente a de superdotados underachievers. Inicialmente são destacados alguns elementos relacionados à definição de superdotação e elencadas as características do indivíduo superdotado, para em seguida apresentar as definições de underachievement, caracterizar o superdotado underachiever e delinear alguns fatores associados presentes nesta condição.

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