Adaptação Acadêmica em Universitários: Associações com Estresse e Qualidade do Sono

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Andressa P. de Souza
Cámelia Santina Murgo
Leonardo de Oliveira Barros

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar as relações entre qualidade do sono, estresse e adaptação acadêmica de estudantes universitários, bem como caracterizar os indicadores de qualidade do sono e analisar diferenças de médias nos fatores dos instrumentos a partir de variáveis demográficas. Participaram 489 estudantes universitários, com idade média de 22,46 anos (DP = 5,648), sendo 78,1% do sexo feminino que responderam de forma online o Questionário de Vivências Acadêmicas, Escala de Estresse Percebido e Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh. Os dados foram submetidos a estatísticas inferenciais e os resultados indicaram que 72,4% dos participantes apresentaram classificação ruim em relação à qualidade do sono e 23,9% possuía algum distúrbio do sono. Melhores índices de adaptação à universidade estiveram correlacionados à melhor qualidade de sono e menores níveis de estresse. Evidencia-se a importância de se trabalhar o desenvolvimento de aspectos emocionais positivos em universitários favorecendo os processos de adaptação acadêmica.

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Avaliação Psicológica

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