Adaptação Acadêmica em Universitários: Associações com Estresse e Qualidade do Sono
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar as relações entre qualidade do sono, estresse e adaptação acadêmica de estudantes universitários, bem como caracterizar os indicadores de qualidade do sono e analisar diferenças de médias nos fatores dos instrumentos a partir de variáveis demográficas. Participaram 489 estudantes universitários, com idade média de 22,46 anos (DP = 5,648), sendo 78,1% do sexo feminino que responderam de forma online o Questionário de Vivências Acadêmicas, Escala de Estresse Percebido e Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh. Os dados foram submetidos a estatísticas inferenciais e os resultados indicaram que 72,4% dos participantes apresentaram classificação ruim em relação à qualidade do sono e 23,9% possuía algum distúrbio do sono. Melhores índices de adaptação à universidade estiveram correlacionados à melhor qualidade de sono e menores níveis de estresse. Evidencia-se a importância de se trabalhar o desenvolvimento de aspectos emocionais positivos em universitários favorecendo os processos de adaptação acadêmica.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista Psicologia: Teoria e Prática pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos não exclusivos de publicação do conteúdo.
Referências
Almeida, L. S., & Castro, R. V. (2016). Ser estudante no Ensino Superior: O caso dos estudantes do 1º ano. Braga: Universidade do Minho.
Ambiel, R. A. M., & Barros, L. O. (2018). Relações entre evasão, satisfação com escolha profissional, renda e adaptação de universitários. Psicologia: Teoria e Prática, 20(2), 254-267. https://doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v20n2p254-267
American Psychiatric Association. (2014). DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Artmed Editora.
Araújo, M. F. M., Lima, A. C. S., Alencar, A. M. P. G., Araújo, T. M., Fragoaso, L. V. C., & Damasceno, M. M. C. (2013). Sleep quality assessment in college students from Fortaleza-CE. Texto & Contexto - Enfermagem, 22(2), 352-360. https://doi.org/10.1590/S0104-07072013000200011
Baraldi, S., Bampi, L. N. S, Pereira, M. F., Guilhem, D. B., Mariath, A. B., & Campos, A. C. O. (2015). Avaliação da qualidade de vida de estudantes de nutrição. Trabalho, Educação e Saúde, 13(2), 515-531. https://doi.org/10.1590/1981-7746-sip00014
Barros, M. B. A., Lima, M. G., Ceolim, M. F., Zancanella, E., & Cardoso, T. A. M. O. (2019). Quality of sleep, health and well-being in a population-based study. Revista de Saúde Pública, 53(82), 1-12. https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2019053001067
Bertolazi, A.N., Fagondes, S.C., Hoff, L.S., Dartora, E.G., Miozzo, I.C., de Barba, M.E., et al. (2011). Validation of the Brazilian Portuguese version of the Pittsburgh Sleep Quality Index. Sleep Medicine, 12(1), 70-75. https://doi.org/10.1016 / j.sleep.2010.04.020
Buysse, D.J., Reynolds, C.F. 3rd., Monk, T.H., Berman, S.R., Kupfer, D.J. (1989). The Pittsburgh Sleep Quality Index: a new instrument for psychiatric practice and research. Psychiatry Research, 28(2), 193-213. https://doi.org/10.1016/0165-1781(89)90047-4
Carone, C. M. M., Silva, B. D. P., Rodrigues, L. T., Tavares, P. S., Carpena, M. X., & Santos, I. S. (2020). Fatores associados a distúrbios do sono em estudantes universitários. Cadernos de Saúde Pública, 36(3), e00074919. Epub March 23, 2020. https://doi.org/10.1590/0102-311x00074919
Cohen, S., & Williamson, G. M. (1988). Perceived stress in a probability sample of United States. In S. Spacapan & S. Oskamp (Eds.), The Social Psychology of Health: Claremont Symposium on applied social psychology. Newbury Park, CA: Sage.
Delara, M., & Woodgate, R. L. (2015). Psychological Distress and its Correlates among University Students: A Cross-Sectional Study. Journal of Pediatric and Adolescent Gynecology, 28(4), 240-244. https://doi.org/10.1016/j.jpag.2014.08.012.
Duffy, S. P., McLean, S. L., & Monshipouri, M. (2011). Pearson’s r correlation. Recuperado em http://faculty.quinnipiac. edu/ libarts/polsci/Statistics.html
Dias, J. C. R., Silva, W. R., Maroco, J., & Campos, J. A. D. B. (2015). Perceived Stress Scale Applied to College Students: Validation Study. Psychology, Community & Health, 4(1), 1-13. https://doi.org/10.5964/pch.v4i1.90.
Felden, E. P. G., Ferrari Junior, G. J., Andrade, R. D., Claumann, G. S., Pelegrini, A., Teixeira, C. S. (2015). Fatores associados à baixa duração do sono em universitários ingressantes. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 23(4), 94-103. Recuperado de https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/5713/4156
Ge, Y., Xin, S., Luan, D., Zou, Z., Liu, M., Bai, X., & Gao, Q. (2019). Association of physical activity, sedentary time, and sleep duration on the health-related quality of life of college students in Northeast China. Health and Quality of Life Outcomes, 17, 124. https://doi.org/10.1186/s12955-019-1194-x
Granado, J. I. F., Santos, A. A. A., Almeida, L. S., Soares, A. P., & Guisande, M. A. (2005). Integração académica de estudantes universitários: Contributos para a adaptação e validação do QVA-r no Brasil. Psicologia e Educação, IV(2), 31-41. Recuperado de https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/12089
Leonard, N. R., Gwadz, M. V., Ritchie, A., Linick, J. L., Cleland, C. M., Elliott, L. , & Grethel, M. (2015). A multi-method exploratory study of stress, coping, and substance use among high school youth in private schools. Frontiers in Psychology, 6, 1-16. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2015.01028
Lima, C. A., Soares, A. B., Souza, M. S. (2019). Treinamento de habilidades sociais para universitários em situações consideradas difíceis no contexto acadêmico. Psicologia Clínica, 31(1), 95-121. https://doi.org/10.33208/PC1980-5438v0031n01A05
Machado, W. L., Damásio, B. F., Borsa, J. C., & Silva, J. P. (2014). Dimensionalidade da escala de estresse percebido (Perceived Stress Scale, PSS-10) em uma amostra de professores. Psicologia: Reflexão e Crítica, 27(1), 38-43. https://doi.org/10.1590/S0102-79722014000100005
Madzhie, M. (2017). University Students’ Perceptions of the Causes of Stress. Journal of Social Sciences, 44(1), 53-59, https://doi.org/10.1080/09718923.2015.11893459
Matta, C. M. B., Lebrão, S. M. G., & Heleno, M. G. V. (2017). Adaptação, rendimento, evasão e vivências acadêmicas no ensino superior: revisão da literatura. Psicologia Escolar e Educacional, 21(3), 583-591. https://doi.org/10.1590/2175-353920170213111118
Oliveira, C. T., Wiles, J. M., Fiorin, P. C., & Dias, A. C. G. (2014). Percepções de estudantes universitários sobre a relação professor-aluno. Psicologia Escolar e Educacional, 18(2), 239-246. https://doi.org/10.1590/2175-3539/2014/0182739
Oliveira, C. T., Santos, A. S., & Dias, A. C. G. (2016). Expectativas de universitários sobre a universidade: sugestões para facilitar a adaptação acadêmica. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 17(1), 43-53. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbop/v17n1/06.pdf
Pascoe, M, C., Hetrick, S. E. & Parker, A. G. (2019). The impact of stress on students in secondary school and higher education, International Journal of Adolescence and Youth, 1-9. https://doi.org/10.1080/02673843.2019.1596823
Peixoto, E. M., Rocha, G. M. A., Franco, J. O., & Bueno, J. M. H. (2019). Avaliação da mentalidade sobre o estresse em amostra do Norte e Nordeste brasileiro. Estudos de Psicologia (Natal), 24(3), 328-339. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20190033
Santos, A. F., Mussi, F. C., Pires, C. G. S., Santos, C. A. S. T., & Paim, M. A. S. (2020). Qualidade do sono e fatores associados em universitários de enfermagem. Acta Paulista de Enfermagem, 33, eAPE20190144. https://doi.org/10.37689/acta-ape/2020ao0144
Vizzotto, M. M., Jesus, S. N., Martins, A. C. (2017). Saudades de casa: indicativos de depressão, ansiedade, qualidade de vida e adaptação de estudantes universitários. Revista Psicologia e Saúde, 9(1), 59-73. https://doi.org/10.20435/pssa.v9i1.469.
Wallace, D. D., Boynton, M. H., & Lytle, L. A. (2017). Multilevel analysis exploring the links between stress, depression, and sleep problems among two-year college students. Journal of American College Health, 65(3), 187-196. https://doi.org/10.1080/07448481.2016.1269111
Wilson, K. T, Bohnert, A. E, Ambrose, A. et al. (2014). Social, behavioral, and sleep characteristics associated with depression symptoms among undergraduate students at a women’s college: a cross-sectional depression survey. BMC Women's Health, 14. https://doi.org/10.1186/1472-6874-14-8