Grupos Reflexivos para Homens Autores de Violência Doméstica: Estudo Comparativo a partir de Três Programas Brasileiros

Conteúdo do artigo principal

Juliano Beck Scott
Isabel Fernandes de Oliveira

Resumo

Programas que trabalham com homens autores de violência ainda são incipientes no Brasil. Pensando nisso, delineou-se um estudo comparativo com foco na abordagem teórico/metodológica adotada por diferentes programas que trabalham com grupos reflexivos para homens autores de violência (HAV) no Brasil. Assim, entrevistou-se um total de sete facilitadoras pertencentes a três diferentes programas. Os dados foram categorizados e apresentaram como principais resultados: a necessidade de se reforçar a importância de capacitações iniciais para facilitadores, a triagem como importante instrumento de trabalho na inserção de participantes e a importância da abordagem reflexivo-responsabilizante. Ressalta-se que os grupos não devem ocorrer de forma isolada, e sim integrados à rede de enfrentamento a violência contra a mulher e de forma conjunta aos movimentos sociais em prol da transformação social. Este estudo pode contribuir para reflexão sobre novos modelos de intervenção e na criação de diretrizes para a realização de grupos reflexivos no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Psicologia Social e Saúde das Populações

Referências

Acosta, F., Andrade Filho, A., & Bronz, A. (2004). Conversas homem a homem: grupo reflexivo de gênero - metodologia. Rio de Janeiro: Instituto NOOS.

Acosta, F., & Bronz, A. (2014). Desafios para o trabalho com homens em situação de violência com suas parceiras íntimas. In: E. A. Blay (Org.), Feminismo e masculinidades: novos caminhos para enfrentar a violência contra a mulher (pp. 139-148). São Paulo: Cultura Acadêmica.

Álvarez, Á., & Montero, A. (2009). Criterios de calidad para intervenciones com varones que ejercen violência em la pareja. Rev. Empan, 73, 13-119.

Amado, R. M. (2014). Os serviços de educação e responsabilização para homens autores de violência contra mulheres: uma análise de quadros interpretativos, modelos de intervenção e atores. (Dissertação de Mestrado) - Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.

Atallah, R., Amado, R. M., & Gaudioso, P. (2013). Experiências no trabalho com homens autores de violência doméstica: reflexões a partir da experiência do Ser H. In: P. V. L. Lopes, & F. Leite (Orgs.), Atendimento a homens autores de violência doméstica: desafios à política pública (pp. 65-86). Rio de Janeiro: Iser.

Beiras, A., & Bronz, A. (2016). Metodologia de grupos reflexivos de gênero. Rio de Janeiro: Instituto NOOS.

Beiras, A., & Cantera, L. M. (2014). Feminismo pós-estruturalista e masculinidades: contribuições para a intervenção com homens autores de violência contra mulheres. In: E. A. Blay (Coord.), Feminismos e masculinidades: novos caminhos para enfrentar a violência contra a mulher (pp. 29-44). São Paulo: Cultura Acadêmica.

Beiras, A., Nascimento, M., & Incrocci, C. (2019). Programas de atenção a homens autores de violência contra as mulheres: um panorama das intervenções no Brasil. Saúde & Sociedade, 28 (1), 262-274. DOI 10.1590/S0104-12902019170995

Cisne, M., & Santos, S. M. M. (2018). Feminismo, diversidade sexual e serviço social. São Paulo: Cortez.

Gray, D. E. (2012). Pesquisa no mundo real (2° Ed.). Porto Alegre: Penso.

Lei n. 11.340, de 7 de agosto de 2006. (2006). Lei Maria da Penha. Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8o do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras providências. Diário Oficial da União. Recuperado em 10 de outubro, 2018, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11340.htm

Lima, D. C., & Büchele, F. (2011). Revisão crítica sobre o atendimento a homens autores de violência doméstica e familiar contra as mulheres. Physis: Revista de Saúde Coletiva, 21 (2), 721-743.

Resolução n° 510 (2016, 07 de abril). O Plenário do Conselho Nacional de Saúde em sua Quinquagésima Nona Reunião Extraordinária, realizada nos dias 06 e 07 de abril de 2016, no uso de suas competências regimentais e atribuições conferidas pela Lei no 8.080, de 19 de setembro de 1990, pela Lei no 8.142, de 28 de dezembro de 1990, pelo Decreto no 5.839, de 11 de julho de 2006. Recuperado de http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/reso510.pdf

Rothman, E., Butchart, A., Cerdá, M. (2003). Intervening with perpetrators of intimate partner violence: a global perspective. Genebra: World Health Organization.

Saffioti, H. I. B. (2004). Gênero, Patriarcado, Violência. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo.

Scott, J. B. (2018). Grupos reflexivos com homens autores de violência doméstica contra a mulher: limites e potencialidades. (Tese de Doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil.

Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, & Secretaria de Políticas para as Mulheres (2011). Diretrizes Gerais dos Serviços de Responsabilização e Educação do Agressor. Brasília. Recuperado em 20 de outubro de 2017, de .

Soares, C. T., & Gonçalves, H. S. (2017). O macho, o covarde e o criminoso: alguns comentários sobre o processo de criminalização da violência contra a mulher no Brasil. In: A. Beiras, & M. Nascimento (Orgs), Homens e violência contra mulheres: pesquisas e intervenções no contexto brasileiro (pp. 114-139). Rio de Janeiro: Instituto Noos.

Toneli, M. J. F. (2007). Violência sexual e saúde mental: análise de programas de atendimento a homens autores de violência sexual. Relatório Final de Pesquisa. Florianópolis: Núcleo de Pesquisa Margens: Modos de Vida, Família e Relações de Gênero.

Veloso, F. G. C., & Natividade, C. (2013). Metodologias de abordagem dos homens autores de violência contra as mulheres. In: P. V. L. Lopes, & F. Leite (Orgs.), Atendimento a homens autores de violência doméstica: desafios à política pública (pp. 45-64). Rio de Janeiro: Iser.