Autoscopia como recurso metodológico em intervenções com autismo: aspectos empíricos

  • Carlo Schmidt Universidade Federal de Santa Maria
  • Leila Regina O. de P. Nunes Universidade Estadual do Rio de Janeiro
  • Thatyana M. Silva Universidade Estadual do Rio de Janeiro
  • Jéssica Jaíne M. de Oliveira Faculdade Integrada de Santa Maria - FISMA

Resumo

A autoscopia é um recurso metodológico que inclui procedimentos de videogravação de práticas interventivas, visando a análise e a autoavaliação por um ou mais protagonistas dessa prática. O objetivo deste estudo foi apresentar evidências de eficácia do procedimento da autoscopia em intervenções com autismo. A autoscopia é utilizada como variável independente em dois estudos experimentais intrassujeitos. O estudo A verificou o efeito da autoscopia sobre os comportamentos de duas professoras que buscavam favorecer a comunicação do aluno com o uso de cartões pictográficos e aguardavam resposta deles após suas solicitações. Já o estudo B analisou o efeito sobre as habilidades sociocomunicativas da mãe de uma criança com autismo e seu filho durante uma intervenção. Concluiu-se que tanto as respostas das professoras quanto a dos pais mostraram efeitos estatisticamente significativos da autoscopia, atestando sua robustez. A mudança nos comportamentos dos participantes exercido pela autoscopia é discutida. Palavras-chave: autismo; metodologia; intervenção; autoscopia; estudo experimental.

Publicado
2019-10-17
Seção
Desenvolvimento Humano - Seção Especial: Transtorno do Espectro Autista