Autoscopia como Recurso Metodológico em Intervenções com Autismo: Aspectos Empíricos

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Carlo Schmidt
Leila Regina O. de P. Nunes
Thatyana M. Silva
Jéssica Jaíne M. de Oliveira

Resumo

A autoscopia é um recurso metodológico que inclui procedimentos de videogravação de práticas interventivas, visando a análise e a autoavaliação por um ou mais protagonistas dessa prática. O objetivo deste estudo foi apresentar evidências de eficácia do procedimento da autoscopia em intervenções com autismo. A autoscopia é utilizada como variável independente em dois estudos experimentais intrassujeitos. O estudo A verificou o efeito da autoscopia sobre os comportamentos de duas professoras que buscavam favorecer a comunicação do aluno com o uso de cartões pictográficos e aguardavam resposta deles após suas solicitações. Já o estudo B analisou o efeito sobre as habilidades sociocomunicativas da mãe de uma criança com autismo e seu filho durante uma intervenção. Concluiu-se que tanto as respostas das professoras quanto a dos pais mostraram efeitos estatisticamente significativos da autoscopia, atestando sua robustez. A mudança nos comportamentos dos participantes exercido pela autoscopia é discutida.

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Como Citar
Schmidt, C., Nunes, L. R. O. de P., Silva, T. M., & Oliveira, J. J. M. de. (2019). Autoscopia como Recurso Metodológico em Intervenções com Autismo: Aspectos Empíricos. Revista Psicologia: Teoria E Prática, 21(3), 418–436. https://doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia. v21n3p418-436
Seção
Desenvolvimento Humano - Seção Especial: Transtorno do Espectro Autista

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