Motivação no Ensino Médio: Metas de Realização e Estratégias de Aprendizagem

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Acácia Aparecida Angeli dos Santos
Amanda Lays Monteiro Inácio

Resumo

Objetivou-se caracterizar o nível de motivação para aprender e o emprego das estratégias de aprendizagem em alunos do ensino médio, bem como, correlacionar as subescalas dos instrumentos e analisar diferenças considerando sexo e ano escolar. Buscou-se, ainda, identificar se a motivação para aprender pode predizer as estratégias de aprendizagem. Empregou-se a Escala de Motivação para Aprendizagem e a Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem em 261 estudantes do ensino particular da Bahia, sendo a idade mínima 14 anos e a máxima 22 (M = 16,6, DP = 1,4). Os resultados revelaram que os estudantes se mostraram mais orientados pela meta aprender e fazem uso das estratégias metacognitivas. A relação de predição indicou modelos explicativos com variância de 6% a 33% entre a motivação para aprender e as estratégias de aprendizagem. Sugere-se a continuidade das investigações a fim de se ampliar o entendimento acerca das relações existentes entre essas variáveis.  

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Seção
Psicologia e Educação

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