Programas de orientação de pais em grupo: Uma revisão sistemática

  • Thaís Barbosa Benedetti Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP-USP
  • Isabela Pizzarro Rebessi Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Carmem Beatriz Neufeld Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP-USP

Resumo

A literatura aponta que os programas de orientação de pais são de extrema relevância para um acompanhamento mais ativo dos pais no processo terapêutico dos filhos. Considerando a relevância deste tema e a necessidade de acompanhamento dessa temática específica, esse estudo teve o objetivo de realizar uma pesquisa baseada no método de Revisão Sistemática da literatura com a temática “Programas de Orientação de Pais em Grupo” nas bases PubMed, PsycINFO, LILACS e SCIELO, sendo realizada entre julho a setembro de 2017. Foram incluídos os artigos de programas aplicados em grupo para pais, cuidadores ou familiares, grupos de treinamento/orientação de promoção e prevenção de saúde, com o mínimo de 4 sessões. Dezoito artigos cumpriram todos esses critérios e foram analisados e incluídos no estudo em questão. Os artigos incluídos na revisão apresentaram ganhos e resultados positivos das intervenções e sua importância no tratamento e/ou prevenção e promoção de saúde dos filhos.

Biografia do Autor

Thaís Barbosa Benedetti, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP-USP
Psicóloga e mestranda pela FFCLRP - USPIntegrante do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental (LaPICC-USP)
Isabela Pizzarro Rebessi, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Psicóloga pela FFCLRP-USP (CRP/SP 06/141115)Mestranda e integrante do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo Comportamental - LaPICC-USP
Carmem Beatriz Neufeld, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP-USP
Head of the Cognitive Behavioral Intervention and Research Laboratory - LaPICC-USPAssociate Professor at the Department of PsychologyFaculty of Philosophy, Sciences and Languages of Ribeirão PretoUniversity of São Paulo President of the Latin-American Federation of Cognitive and Behavioral Psychotherapies - ALAPCCO (2019-2022)
Publicado
2020-04-14
Seção
Psicologia clínica