Avaliações Autorreferentes e Práticas Esportivas: Comparações entre Universitários Praticantes e Não Praticantes

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Mikael Almeida Corrêa
Ana Cristina Garcia Dias

Resumo

Espera-se que o engajamento em práticas esportivas contribua para o desenvolvimento de autopercepções positivas. Porém, há controvérsias sobre esse pressuposto, sobretudo no esporte competitivo, que é caracterizado por maior pressão e possíveis frustrações. O objetivo deste estudo é investigar e comparar as avaliações autorreferentes centrais (AAC) de três grupos de universitários: praticantes de esportes em nível competitivo (PEC); praticantes de esportes por lazer (PEL); e não praticantes (NP). Participaram 703 universitários, de diferentes regiões do Brasil. As análises de covariância demonstraram que PEC apresentaram médias de AAC significativamente maiores que PEL (p < 0.05) e NP (p < 0.001). PEL também apresentaram médias significativamente maiores que NP (p < 0.001). Os resultados demonstram que, apesar das controvérsias, indivíduos que praticam esportes, inclusive em nível competitivo, podem apresentar AAC mais positivas, o que contribui para uma melhor adaptação às diferentes demandas da vida e para um maior exercício da agência pessoal.

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Seção
Psicologia Clínica

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