Evidências de Validade de Critério para a Escala de Atribuições de Causalidade

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Adriana Satico Ferraz
Acácia Aparecida Angeli dos Santos
Leandro da Silva Almeida

Resumo

Este artigo reporta o estudo de evidências de validade de critério concorrente da Escala de Avaliação de Atribuições de Causalidade para Alunos do Ensino Fundamental (EAVAT-EF), constituída pelos fatores Causas para o Sucesso e Causas para o Fracasso. Responderam à escala 927 alunos (do terceiro ao nono ano; Midade = 11,59; DP = 1,98), em maioria meninas (53,9%), sendo 147 repetentes. Os resultados indicaram a predisposição dos alunos do ensino fundamental I a indicar o fator Causas para o Sucesso. As médias das meninas e dos alunos não repetentes sobressaíram nos dois fatores da EAVAT-EF. Examinou-se que os alunos do ensino fundamental II e reprovados por ano escolar obtiveram pontuações mais elevadas no fator Causas para o Fracasso. São discutidas particularidades do ensino-aprendizagem entre os níveis de ensino, os possíveis impactos nas atribuições causais devido à interação entre as variáveis sexo e repetência, bem como a interferência dos critérios de reprovação nas crenças atribucionais.

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Como Citar
Ferraz, A. S., Santos, A. A. A. dos, & Almeida, L. da S. (2019). Evidências de Validade de Critério para a Escala de Atribuições de Causalidade. Revista Psicologia: Teoria E Prática, 21(3), 93–134. https://doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v21n3p114-134
Seção
Avaliação Psicológica

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