A Representação Social do Trabalho do Enfermeiro na Programação em Saúde

Conteúdo do artigo principal

Antonio Marcos Tosoli Gomes
Denize Cristina Oliveira
Sérgio Corrêa Marques

Resumo

Este estudo tem como objeto o trabalho do enfermeiro na programação em saúde; seu objetivo é descrever e analisar a prática profissional dos enfermeiros no interior da programação em saúde. Adotou-se como referencial teórico-metodológico a teoria das representações sociais, segundo Moscovici (1978) e Jodelet (2001). Trata-se de um estudo qualitativo desenvolvido no interior do Rio de Janeiro. Foram realizadas entrevistas em profundidade com 30 enfermeiros da rede básica. Os dados foram analisados por meio da análise lexical pelo software ALCESTE. Os dados revelam a existência de tensão na prática profissional entre ações prescritivas e liberdade de ação, a necessidade do conhecimento científico para o trabalho programático e o atendimento holístico e integral como próprio do enfermeiro. Concluise que o enfermeiro possui um importante papel no trabalho programático, especialmente ao definir e trabalhar com o seu papel próprio, utilizando ações delegadas como instrumentais à sua prática.


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos

Referências

CAMPOS, G. W. S. Subjetividade e administração de pessoal: considerações sobre modos de gerenciar trabalho em equipes de saúde. In: MERHY, E. E.; ONOCKO, R. (Org.). Agir em saúde: um desafio para o público. São Paulo: Hucitec; Buenos Aires: Lugar Editorial, 1997. p. 229-266.

CATÃO, M. F. F. M. Excluídos sociais em espaços de reclusão: as representações sociais na construção do projeto de vida. 2001. 210 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo.

GOMES, A. M. T. A. A autonomia profissional da enfermagem em Saúde Pública: um estudo de representações sociais. 2002. 250 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Faculdade de Enfermagem, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

JODELET, D. Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, D. (Org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001. p. 17-44.

MENDES-GONÇALVES, R. B. et al. Seis teses sobre a ação programática em saúde. In: SCHRAIBER, L. B (Org.). Programação em saúde hoje. São Paulo: Hucitec, 1993. p. 37-63.

MERHY, E. E. Em busca do tempo perdido: a micropolítica do trabalho vivo em saúde. In: MERHY, E. E.; ONOCKO, R. (Org.). Agir em saúde. São Paulo: Hucitec; Buenos Aires: Lugal Editorial, 1997. p. 71-112.

MOSCOVICI, S. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. 291 p.

NEMES, M. I. B. Ação programática em saúde: recuperação histórica de uma política de programação. In: SCHRAIBER, L. B. (Org.). Programação em saúde hoje. São Paulo: Hucitec, 1993. p. 65-116.

OLIVEIRA, D. C. A promoção da saúde da criança: análise das práticas cotidianas através do estudo de representações sociais. 1996. 298 f. Tese (Doutorado em Saúde Pública) – Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo.

PAIM, J. S.; FILHO, N. A. A crise da saúde pública e a utopia da saúde coletiva. Salvador: Casa da Qualidade, 2000. 125 p.

SÁ. C. P. Representações sociais: o conceito e o estado atual da teoria. In: SPINK, J. M. (Org.). O conhecimento no cotidiano. São Paulo: Brasiliense, 1993. p. 19-45.

SÁ. C. P. A construção do objeto de pesquisa em representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998. 106 p.

SCHRAIBER, L. B. Programação hoje: a força do debate. In: SCHRAIBER, L. B. (Org.). Programação em saúde hoje. São Paulo: Hucitec, 1993. p. 11-35