Efeitos de Intervenção Comportamental em Contexto Escolar sobre a Desatenção e Hiperatividade
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Estudos sobre Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) são modelo para se entender como comportamentos de desatenção, hiperatividade e impulsividade são expressos no ambiente escolar. Este trabalho analisa a implementação de um guia de manejo, elaborado com base na Análise do Comportamento, para redução de comportamentos de desatenção e hiperatividade, em uma classe regular. Foram acompanhados 29 alunos do 2º ano de um Centro de Educação Integral de Curitiba, entre 6 e 8 anos, sendo 2 turmas separadas em Grupo Experimental (GE), na qual foi implementado o procedimento, e Grupo Controle (GC). O perfil comportamental foi avaliado pelos pais (CBCL/6-18) e pelos professores (TRF/6-18) antes e após a intervenção, juntamente a um protocolo de observação para o professor. Por meio das respostas dos professores ao TRF/6-18 e ao protocolo de observação, os resultados mostraram redução da frequência de comportamentos de desatenção e hiperatividade nos alunos do GE.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista Psicologia: Teoria e Prática pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos não exclusivos de publicação do conteúdo.
Referências
Achenbach, T. M., & Rescorla, L. A. (2001). Manual for the ASEBA school-age forms & profile.
Burlington, VT: University of Vermont, Department of Psychiatry.
Achenbach, T. M., & Rescorla, L. A. (2010). Mental health practitioners’ guide the Achebach
System of Empirically Based Assessment (ASEBA) (7th ed.). Burlington, VT: University
of Vermont, Research Center for Children, Youth & Families.
American Psychiatric Association. (2014). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos
mentais: DSM- 5. (Trans. Maria Inês Corrêa Nascimento et al., American Psychiatric
Association, Ed., 5th ed.). Porto Alegre: Artmed.
Araújo, M. V. (2012). Manejo comportamental pelo professor no contexto de sala de aula de
alunos identificados com TDAH: Desenvolvimento, implementação e avaliação de guia de
intervenção. (Tese de Doutorado não publicada). Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, Brasil.
Araújo, M. V., Carvalho, A. M., Teixeira, M. C. T. V., & Carreiro, L. R. R. (2015). Orientações
práticas para professores de alunos com comportamentos de desatenção e hiperatividade
em sala de aula. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Barkley, R. A. (2002). Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: Guia completo para
pais, professores e profissionais da saúde. Porto Alegre: Artmed.
Barkley, R. A., Anastopoulos, A. D., Robin, A. L., Lovett, B. J., Connor, D. F., Shapiro, C.
J., … Hathaway, W. L. (2008). Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: Manual
para diagnóstico e tratamento (3 ed.). Porto Alegre: Artmed.
Bordin, I. A., Rocha, M. M., Teixeira, M. C. T. V, & Rescorla, L. A. (2013). Child Behavior
Checklist (CBCL), Youth Self- Report (YSR) and Teacher’s Report Form (TRF): an
overview of the development of the original and Brazilian versions Child Behavior
Checklist (CBCL), Youth Self- Report (YSR) and Teacher’s Report For. Cadernos de
Saúde Pública, 29(1), 13–28. doi:10.1590/S0102-311X2013000100004
Cordier, R., Vilaysack, B., Doma, K., Wilkes-Gillan, S., & Speyer, R. (2018). Peer inclusion
in interventions for children with ADHD: A systematic review and meta-analysis.
Biomed Research International, 2018, 1–51. doi:10.1155/2018/7693479
DuPaul, G. J. (2018). Promoting success across school years for children with Attention-Deficit/HyperactivityDisorder: Collaborative school-home intervention. J Am
Acad Child Adolesc Psychiatry, 57(4), 231–232. doi:10.1016/j.jaac.2018.02.001
Dupaul, G. J., & Stoner, G. (2007). TDAH nas escolas: estratégias de avaliação e intervenção.
São Paulo: M Books.
Faraone, S. V., Rostain, A. L., Blader, J., Busch, B., Childress, A. C., Connor, D. F., & Newcorn, J. H. (2018). Practitioner Review: Emotional dysregulation in attention-deficit/hyperactivity disorder – implications for clinical recognition and intervention. J
Child Psychol Psychiatry, 5. doi:10.1111/jcpp.12899
Frizzo, G. B., Pedrini, J. R., Souza, D. S, Bandeira, D. R., & Borsa, J. C. (2015). Confiabilidad
de la lista de chequeo de comportamiento infantil y la forma de reporte de profesores en una muestra de niños brasileros. Universitas Psychologica, 14(1), 149–156.
doi:10.11144/Javeriana.upsy14-1.rcbc
Latouche, A. P., & Gascoigne, M. (2017). In-service training for increasing teachers’
ADHD knowledge and self-efficacy. Journal of Attention Disorders, 23(3), 270–281.
doi:10.1177/1087054717707045
Moore, D. A., Russell, A. E., Arnell, S., & Ford, T. J. (2017). Educators’ experiences of managing students with ADHD: A qualitative study. Child: Care, Health and Development,
(4), 489–498. doi:10.1111/cch.12448
Pfiffner, L. J., Rooney, M. E., Jiang, Y., Haack, L. M., Beaulieu, A., & McBurnett, K. (2018).
Sustained effects of collaborative school-home intervention for Attention-Deficit/
Hyperactivity Disorder symptoms and impairment. J Am Acad Child Adolesc Psychiatry,
(4), 245–251. doi:10.1016/j.jaac.2018.01.016
Polanczyk, G. V., Willcutt, E. G., Salum, G. A, Kieling, C., & Rohde, L. A. (2014). ADHD
prevalence estimates across three decades: An updated systematic review and meta-regression analysis. International Journal of Epidemiology, 43(2), 434–442. doi:10.1093/ije/dyt261
Rescorla, L. A., Ivanova, M. Y., Achenbach, T. M., Begonav, I., Chahed, M., Drugli, M. V., …
Zhang, E. Y. (2012). International epidemiology of child and adolescent psychopathology: 2. Integration and applications of dimensional findings from 44 societies.
Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry, 51(12), 1273–1283,
doi:10.1016/j.jaac.2012.09.012
Rocha, M. M., Rescorla, L. A., Emerich, D. R., Silvares, E. F., Borsa, J. C., Araújo, L. G., &
Assis, S. G. (2013). Behavioural/emotional problems in Brazilian children: findings
from parents’ reports on the Child Behavior Checklist. Epidemiol Psychiatr Sci, 22(4),
–338. doi:10.1017/S2045796012000637
Sasser, T., Schoenfelder, E. N., & Stein, M. A. (2017). Targeting functional impairments
in the treatment of children and adolescents with ADHD. CNS Drugs, 31(2), 97–107.
doi:10.1007/s40263-016-0400-1
Smith, Z. R., Breaux, R. P., Green, C. D., & Langberg, J. M. (2018). Evaluation of the
interplay between homework motivation and sluggish cognitive tempo in
youth with ADHD: Associations with homework performance. J Atten Disord, 3.
doi:10.1177/1087054718763722
Siqueira, A. R. C. (2015). Manejo comportamental em sala de aula para redução de comportamentos de desatenção e hiperatividade: Orientação ao professor e implementação de guia
de intervenção. (Dissertação de Mestrado não publicada). Universidade Presbiteriana
Mackenzie, São Paulo, Brasil.
Suades-González, E., Forns, J., García-Esteban, R., López-Vicente, M., Esnaola, M., Álvarez-Pedrerol, M., … Sunyer, J. (2017). A longitudinal study on attention development in primary school children with and without teacher-reported symptoms of
ADHD. Frontiers in Psychology, 8, 655. doi:10.3389/fpsyg.2017.00655
Tran, J. L. A., Sheng, R., Beaulieu, A., Villodas, M., McBurnett, K., Pfiffner, L. J., & Wilson, L. (2018). Cost-effectiveness of a behavioral psychosocial treatment integrated across home and school for pediatric ADHD-Inattentive Type. Adm Policy Ment
Health, 45(5), 741–750. doi:10.1007/s10488-018-0857-y
Veenman, B., Luman, M., & Oosterlaan, J. (2017). Further insight into the effectiveness of
a behavioral teacher program targeting ADHD symptoms using actigraphy, classroom observations and peer ratings. Frontiers in Psychology, 8, 1157. doi:10.3389/fpsyg.2017.01157
Veenman, B., Luman, M., & Oosterlaan, J. (2018). Moderators influencing the effectiveness of a behavioral teacher program. Frontiers in Psychology, 9, 298. doi:10.3389/
fpsyg.2018.00298