Efeitos de Intervenção Comportamental em Contexto Escolar sobre a Desatenção e Hiperatividade

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Alisson Rogério Caetano de Siqueira
Mayara Miyahara Moraes Silva
Elifas Trindade de Paula
Marcos Vinícius de Araújo
Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira
Luiz Renato Rodrigues Carreiro

Resumo

Estudos sobre Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) são modelo para se entender como comportamentos de desatenção, hiperatividade e impulsividade são expressos no ambiente escolar. Este trabalho analisa a implementação de um guia de manejo, elaborado com base na Análise do Comportamento, para redução de comportamentos de desatenção e hiperatividade, em uma classe regular. Foram acompanhados 29 alunos do 2º ano de um Centro de Educação Integral de Curitiba, entre 6 e 8 anos, sendo 2 turmas separadas em Grupo Experimental (GE), na qual foi implementado o procedimento, e Grupo Controle (GC). O perfil comportamental foi avaliado pelos pais (CBCL/6-18) e pelos professores (TRF/6-18) antes e após a intervenção, juntamente a um protocolo de observação para o professor. Por meio das respostas dos professores ao TRF/6-18 e ao protocolo de observação, os resultados mostraram redução da frequência de comportamentos de desatenção e hiperatividade nos alunos do GE.

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Seção
Avaliação Psicológica

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