Um Estudo Teórico sobre a Formação do Psicólogo Organizacional no Brasil

Conteúdo do artigo principal

Carlos Roberto Dias Iema

Resumo

O objetivo deste artigo foi realizar um estudo teórico sobre a formação do psicólogo Organizacional através da literatura especializada que traz dados sobre o perfil desses profissionais, sobre as práticas emergentes e ainda sobre as expectativas do mercado de trabalho em relação à capacitação para atuar. Discute-se, também, o papel dos cursos de Psicologia na formação de psicólogos para atuar na área organizacional, suas deficiências e possíveis formas de contorna-las; há uma breve apreciação da conjuntura atual, que envolve a formação superior como um todo e a formação do psicólogo em particular, com ênfase no psicólogo organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Iema, C. R. D. (1999). Um Estudo Teórico sobre a Formação do Psicólogo Organizacional no Brasil. Revista Psicologia: Teoria E Prática, 1(1), 31–41. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/1139
Seção
Artigos

Referências

BASTOS, A. V. B, e GALVÃO-MARTINS, A. H. C. (1990). O que pode fazer o psicólogo organizacional. Psicologia: Ciência e Profissão, 1:10-18.

CARVALHO, A. M. A. (1988). Atuação psicológica: uma análise das atividades desempenhadas pelos psicólogos. In: Conselho Federal de Psicologia: Quem é o Psicólogo Brasileiro ? São Paulo/Curitiba: EDICON/EDUC/Scientia et Labor.

DURAN, A. P. (1994). Alguns dilemas na formação do psicólogo: buscando sugestões para superá-los. In: ACHCAR, R. (coord.) Psicólogo Brasileiro: Práticas Emergentes e Desafios para a Formação. São Paulo: Casa do Psicólogo.

FREITAG, B. (1980). Escola, Estado e Sociedade. 4ª ed. São Paulo: Moraes

GOMIDE, P. I. C. (1988). A Formação Acadêmica: onde residem suas deficiências. In: Conselho Federal de Psicologia, Quem é o Psicólogo Brasileiro? São Paulo: EDICON.

HUTCHINSON, B. (1960). Mobilidade e Trabalho: Um estudo na cidade de São Paulo. Rio de Janeiro. INEP

MALUF, M. R. (1994). Formação e atuação do psicólogo na educação: dinâmica de transformação. In: ACHCAR, R. (coord.) Psicólogo Brasileiro: Práticas Emergentes e Desafios para a Formação. São Paulo: Casa do Psicólogo.

MARTINS, W. V. (1981). Liberdade de Ensino: Reflexões a partir de uma situação no Brasil. Loyola.

ROCHA, Jr., A. (1996) Currículos de Psicologia: Uma análise crítica. Dissertação de Mestrado. Universidade Mackenzie. 204p.

ZANELLI, J. C. (1994a). O Psicólogo nas Organizações de Trabalho: Formação e Atividades Profissionais. Florianópolis: Paralelo 27.

ZANELLI, J. C. (1994b). Movimentos emergentes na prática dos psicólogos brasileiros nas organizações de trabalho: implicações para a formação. In: ACHCAR, R. (coord.) Psicólogo Brasileiro: Práticas Emergentes e Desafios para a Formação. São Paulo: Casa do Psicólogo.