A Formação em Psicodiagnóstico e os Testes Psicológicos

Conteúdo do artigo principal

Isabel Cristina Gomes

Resumo

Na primeira parte desse artigo procuramos refletir sobre a formação do aluno de Psicologia, considerando-se a prática de psicodiagnóstic o, e enfocando a relação com o aprendizado de testes psicológicos. Alguns alunos, ao longo do curso de Graduação, quando entram em contato com as cadeiras de Testes Psicológicos, se colocam de forma muito tendenciosa e emocional, o que prejudica o próprio conteúdo apreendido. Posteriormente, quando esses mesmos alunos se deparam com a prática clínica de psicodiagnóstico, que irá exigir deles a integração desses conhecimentos teóricos adquiridos anteriormente, vê-se uma clara e profunda mudança de postura e um aprendizado mais efetivo. Na parte final, discutimos sobre o diagnóstico como uma forma terapêutica e interventiva.


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Gomes, I. C. (2000). A Formação em Psicodiagnóstico e os Testes Psicológicos. Revista Psicologia: Teoria E Prática, 2(2), 60–69. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/1111
Seção
Artigos

Referências

ANCONA-LOPEZ, M. (1984) Contexto geral do diagnóstico psicológico. In TRINCA, W. Diagnóstico Psicológico, A prática clínica. São Paulo, EPU.

ARIBI, N. V.; CAVALINI, S. (1999) Testes de nível intelectual: Como e por que ensiná-los. Anais do VIII Congresso Nacional de Avaliação Psicológica, IBAPP (Instituto Brasileiro de Avaliação e Pesquisa em Psicologia) : 62-68.

ARZENO, M. E. G. (1995) Psicodiagnóstico Clínico. Novas contribuições. Porto Alegre, Artes Médicas.

BUENO, R. M. S. G. (1995) Ensino e pesquisa. Boletim de Psicologia, XLV, (102) : 23-25.

GILLIÉRON, E. (1986) As psicoterapias breves. Rio de Janeiro, Zahar.

GOMES, I.; NOFFS, M. H. (1999) O ensino de técnicas projetivas gráficas no curso de psicologia em duas instituições, particular e pública. Anais do VIII Congresso Nacional de Avaliação Psicológica, IBAPP (Instituto Brasileiro de Avaliação e Pesquisa em Psicologia) : 76-82.

JACQUEMIN, A. (1995) Ensino e pesquisa sobre testes psicológicos. Boletim de Psicologia, XLV, (102) :19-21.

OCAMPO, M. e col. (1985) O Processo psicodiagnóstico e as técnicas projetivas. São Paulo, Martins Fontes.

SANTIAGO, M. (1998) Psicodiagnóstico: uma prática em crise ou uma prática na crise?. In ANCONA-LOPEZ, M. - Psicodiagnóstico: Processo de intervenção. São Paulo, Cortez Editora.

TRINCA, W. (1984) Processo diagnóstico de tipo compreensivo. Diagnóstico Psicológico, A prática clínica. São Paulo, EPU.