A Função Social da Psicologia Clínica na Contemporaneidade

Conteúdo do artigo principal

Tânia Maria José Aiello Vaisberg

Resumo

A constatação corrente de que novas psicopatologias vêm surgindo na clínica psicológica contemporânea merece reflexões que indicam a necessidade premente do repensar de teorias e práticas. Considera-se, assim, que a retomada da experiência emocional humana, como questão clínica fundamental, evitará tanto o equívoco das teorizações objetivantes e abstratas como a aderência a modalidades de atendimento que já não atendam às necessidades emergentes. Por fim, é defendida uma posição segundo a qual o conhecimento do método psicanalítico, que visa, na sua essencia, à compreensão do campo vivencial sobre o qual tem lugar a experiência subjetiva, é a base suficientemente segura sobre a qual a criatividade e a inventividade do psicólogo clínico podem se apoiar em sua busca de verdadeiras práticas transformadoras da vida humana.

Downloads

Detalhes do artigo

Seção
Artigos

Referências

BERGERET, J. (1974) Personalidade Normal e Patológica. Porto Alegre, Artes Médicas, 1984.

BLEGER, J. (1977) Psicologia de la Conduta. Buenos Aires, Paidos.

BIRMAN, J. (1999) A Psicopatologia na Pós Modernidade. As Alquimias do Mal-Estar da Atualidade. Revista Latino Americana de Psicopatologia Fundamental, 3 (1) : 1-20.

GALIMBERTI, U. (1988) Les Raisons du Corps. Paris, Grasset et Mollat.

HERRMANN, F. (1979) Andaimes do Real. São Paulo, Brasiliense, 1991.

HERRMANN, F. (1983) A Psicanálise, a psicanálise e as demais psicoterapias em face do absurdo. In J. Birman e C.A. Nicea Psicanálise e Psicoterapia. Rio de Janeiro, Campus, 1983.

ROUDINESCO, E. (2000) Por Que a Psicanálise? Rio, Jorge Zahar.

TSU, T. M. J. A.; MACHADO, M. C. L. (1988) Vida Cruel e Coração Magoado: Estudo de Representações de Pacientes Psiquiátricos sobre Doença Mental. Primeiro Conpsic, São Paulo, 1988.

VAISBERG, T. M. J. A. (1999) Encontro com a Loucura: Transicionalidade e Ensino de Psicopatologia. Tese (Livre Docência), Universidade de São Paulo.

WINNICOTT, D. W. (1962) Os Objetivos do Tratamento Psicanalítico. O Ambiente e os Processos de Maturação. Porto Alegre, Artes Médicas, 1983.

WINNICOTT, D. W. (1963) Distúrbios Psiquiátricos e Processos de Maturação Infantil. O Ambiente e os Processos de Maturação. Porto Alegre, Artes Médicas, 1983.