A Função Social da Psicologia Clínica na Contemporaneidade

Conteúdo do artigo principal

Tânia Maria José Aiello Vaisberg

Resumo

A constatação corrente de que novas psicopatologias vêm surgindo na clínica psicológica contemporânea merece reflexões que indicam a necessidade premente do repensar de teorias e práticas. Considera-se, assim, que a retomada da experiência emocional humana, como questão clínica fundamental, evitará tanto o equívoco das teorizações objetivantes e abstratas como a aderência a modalidades de atendimento que já não atendam às necessidades emergentes. Por fim, é defendida uma posição segundo a qual o conhecimento do método psicanalítico, que visa, na sua essencia, à compreensão do campo vivencial sobre o qual tem lugar a experiência subjetiva, é a base suficientemente segura sobre a qual a criatividade e a inventividade do psicólogo clínico podem se apoiar em sua busca de verdadeiras práticas transformadoras da vida humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos

Referências

BERGERET, J. (1974) Personalidade Normal e Patológica. Porto Alegre, Artes Médicas, 1984.

BLEGER, J. (1977) Psicologia de la Conduta. Buenos Aires, Paidos.

BIRMAN, J. (1999) A Psicopatologia na Pós Modernidade. As Alquimias do Mal-Estar da Atualidade. Revista Latino Americana de Psicopatologia Fundamental, 3 (1) : 1-20.

GALIMBERTI, U. (1988) Les Raisons du Corps. Paris, Grasset et Mollat.

HERRMANN, F. (1979) Andaimes do Real. São Paulo, Brasiliense, 1991.

HERRMANN, F. (1983) A Psicanálise, a psicanálise e as demais psicoterapias em face do absurdo. In J. Birman e C.A. Nicea Psicanálise e Psicoterapia. Rio de Janeiro, Campus, 1983.

ROUDINESCO, E. (2000) Por Que a Psicanálise? Rio, Jorge Zahar.

TSU, T. M. J. A.; MACHADO, M. C. L. (1988) Vida Cruel e Coração Magoado: Estudo de Representações de Pacientes Psiquiátricos sobre Doença Mental. Primeiro Conpsic, São Paulo, 1988.

VAISBERG, T. M. J. A. (1999) Encontro com a Loucura: Transicionalidade e Ensino de Psicopatologia. Tese (Livre Docência), Universidade de São Paulo.

WINNICOTT, D. W. (1962) Os Objetivos do Tratamento Psicanalítico. O Ambiente e os Processos de Maturação. Porto Alegre, Artes Médicas, 1983.

WINNICOTT, D. W. (1963) Distúrbios Psiquiátricos e Processos de Maturação Infantil. O Ambiente e os Processos de Maturação. Porto Alegre, Artes Médicas, 1983.