A Psicologia Escolar/Educacional na Educação Infantil: O Relato de uma Experiência com Pais e Educadoras
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar a experiência de estágio obrigatório em Psicologia escolar/educacional do curso de Psicologia da Universidade do Vale do Itajaí que foi desenvolvido em uma instituição pública de Educação Infantil. O enfoque teórico utilizado abrange uma visão sócio-histórica do desenvolvimento e aprendizagem na infância. Aborda a importância das relações entre a escola, educadoras e os pais e qual o papel destes na educação da criança. Como estratégias para atingir os objetivos propostos foram utilizados murais informativos para as educadoras e encontros de orientação aos pais. Esta intervenção promove uma aproximação escola-pais, proporcionando a participação e a integração dos envolvidos no processo educativo.
Downloads
Detalhes do artigo
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista Psicologia: Teoria e Prática pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos não exclusivos de publicação do conteúdo.
Referências
BHERING, E. & SIRAJ-BLATCHFORD, I. (1999). A RELAÇÃO ESCOLA-PAIS: UM MODELO DE TROCAS E COLABORAÇÃO. Cadernos de Pesquisa (106), 191-216.
BRASIL (1998). Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da educação e do desporto, Secretaria da Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, vol 1 e vol 2.
CARVALHO, M. E. P. (2000). RELAÇÕES ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA E SUAS IMPLICAÇÕES DE GÊNERO. Cadernos de Pesquisa. (110), 143-155.
DELORS, J. (2000). Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO, da comissão internacional sobre educação para o século XXI. 4ª ed. São Paulo: Cortez, Brasília, DF: MEC: UNESCO.
DELPIZZO, L. R. (1999) Psicólogo escolar: qual a identidade? Qual a importância? Jornal do Conselho Regional de Psicologia. 12ª região, out.
DROUET, R. C. R. (1997). Fundamentos da educação pré-escolar. 3ª ed. São Paulo: Ática.
GADOTTI, M. (1999). Psicologia e educação. 8ª ed. São Paulo: Ática.
GUZZO, R. S. (1993). Psicologia escolar. São Paulo: Átomo.
KUHLMANN, M. (1998). Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação.
LA TAILLE, Y. et al. (1992) Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. Summus.
ROCHA, M. S. P. M. L. (1997) O REAL E O IMAGINÁRIO NO FAZ DE CONTA: QUESTÕES SOBRE O BRINCAR NO CONTEXTO DA PRÉ-ESCOLA. In: GÓES, M.C.R. A significação nos espaços educacionais: interação social e subjetivação. São Paulo: Papirus.
ROSSETI-FERREIRA, M. C. et al. (1998). Os fazeres na educação infantil. São Paulo: Cortez.
SANTA CATARINA. Secretaria do Estado, da Educação e do Desporto. (1998).Proposta Curricular de Santa Catarina: educação infantil, ensino fundamental e médio: disciplinas curriculares. Florianópolis: COGEN, 244 p.
SIQUEIRA, M. J. T. & NUERNBERG, A. H. (1998). Linguagem. In: STREY, M.N. et al. Psicologia Social Contemporânea. Petrópolis: Vozes.
VYGOTSKY, L. S. (1989) A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes.
ZANELLA, A. V. (1998). Psicología Social e escola. In: STREY, M.N. et al. Psicologia Social Contemporânea. Petrópolis: Vozes.