Representações Sociais de Governo, Justiça e Polícia: Um Estudo nas Camadas Média e Popular da Grande Vitória/ES

Conteúdo do artigo principal

Fabiana Pinheiro Ramos
Helerina Aparecida Novo

Resumo

O objetivo do presente trabalho é analisar representações sociais de governo, justiça e polícia, em sujeitos das classes média e popular, de ambos os sexos, residentes na Grande Vitória/ES. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semi-dirigidas com oitenta e um sujeitos da classe média e sessenta da classe popular. Este trabalho é fruto de uma pesquisa mais ampla que apresentou diversos resultados, uma vez que os dados obtidos foram submetidos a análises qualitativas e quantitativas. No presente artigo será discutida a questão do descrédito nas instituições responsáveis por manter a ordem e a justiça (governo e polícia) e suas relações com a violência. De um modo geral, ambas as classes sociais pesquisadas parecem ter concepções semelhantes no que se refere a esses aspectos.


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos

Referências

BARDIN, L. (1977). Análise de conteúdo. Lisboa: Ed. 70.

CALDEIRA, T. P. R. (1991). Direitos humanos ou “privilégios de bandidos”? Novos Estudos CEBRAP, n. 30.

CARDIA, N. (1994). Percepção dos direitos humanos: ausência de cidadania e a exclusão moral. In: M. J. P. Spink (Org.), A cidadania em construção: uma reflexão transdisciplinar. São Paulo: Cortez.

CARDIA, N. (1997). O medo da polícia e as graves violações dos direitos humanos. Tempo Social, Revista de Sociologia. USP, São Paulo, 9(1) 249-265.

MARTINS, J. S. (1996). Linchamento, o lado sombrio da mente conservadora. Tempo Social, Revista de Sociologia. USP, São Paulo, 8(2) 11-26.

NOVO, H. A. (1996). A dimensão ético-afetiva dos discursos sobre violência: implicações para o processo de convivência social. Tese de doutorado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

SÁ, C. (1993). Representações Sociais: o conceito e o atual estado da teoria. In: M. J. P. Spink (Org.), O conhecimento no cotidiano: as representações sociais na perspectiva da Psicologia Social. São Paulo: Brasiliense.

SAWAIA, B. B. (1994). Cidadania, diversidade e comunidade: uma reflexão psicossocial. In: M. J. P. Spink (Org.), A cidadania em construção: uma reflexão transdiciplinar. São Paulo: Cortez.

SOUZA, M. (1998). O discurso mediático como portador da violência secundária. In: Seminário Nacional de Psicologia e Direitos Humanos – psicologia, direitos humanos e sofrimento mental. Brasília. Capturado em 24 ago. 2000, de <http://www.psicologia-online.org.br>

WIEVIORKA, M. (1997). O novo paradigma da violência. Tempo Social, Revista de Sociologia. USP, São Paulo, 9 (1) 5-41.