A Família na Clínica Fonoaudiológica e Psicopedagógica: Uma Valiosa Parceria
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo aborda a importância da família no desenvolvimento do indivíduo nos aspectos emocionais, cognitivos e de linguagem, ou seja, no apreender e aprender o mundo. Enfatiza a necessidade da parceria entre a família de crianças com distúrbios da comunicação e de aprendizagem e o profissional (o fonoaudiólogo e o psicopedagogo), que, atento à dinâmica familiar na qual a criança está inserida, desenvolverá um trabalho clínico mais eficiente e produtivo, propiciando o crescimento do seu paciente sob todos esses aspectos.
Downloads
Detalhes do artigo
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista Psicologia: Teoria e Prática pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos não exclusivos de publicação do conteúdo.
Referências
Ackerman, N. W. (1986). Diagnóstico e tratamento das relações familiares. Porto Alegre, Artes Médicas.
Andolfi, M.; Ângelo, C.; Menghi, P. & Nicolo-Corigliano, A. M. (1983). Por trás da máscara familiar. Porto Alegre, Artes Médicas.
Ariès, P. (1981). A história social da criança e da família. 2° ed. Rio de Janeiro, LTC.
Bowlby, J. (1997). Formação e rompimento dos laços afetivos. São Paulo, Martins Fontes.
Brazelton, T. B. (1991). Cuidando da família em crise. São Paulo: Martins Fontes.
Carter, B e McGoldrick, M. (1995). As mudanças no ciclo de vida familiar: Uma estrutura para terapia familiar. Porto Alegre, Artes Médicas.
Fernandez, A. (1991). A inteligência aprisionada. Porto Alegre, Artes Médicas.
Hübner, M. M. (1998). Guia para elaboração de monografias e projetos de dissertação de mestrado e doutorado. São Paulo, Pioneira.
Knobel, M. (1982). Orientação familiar. Campinas, Papirus.
Minuchin, S. (1982). Famílias, funcionamento e tratamento. Porto Alegre, Artes Médicas.
Montoro, G. F. (1994). Contribuição da teoria do apego à terapia familiar. In T. Castilho (org.). Temas em terapia familiar. São Paulo, Plexus.
Pain, S. (1992). Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. 4° ed. Porto Alegre, Artes Médicas.
Pellicciotti, T. & Micheletti, C. S. (1999). A importância da interação entre o fonoaudiólogo e a escola no atendimento clínico. In C. R. M. Giroto (org.), Perspectivas Atuais da Fonoaudiologia na Escola. São Paulo, Plexus.
Polity, E. (1997). Um estudo sobre vínculos em famílias com crianças portadoras de distúrbios de aprendizagem. Revista Fono Atual. 1, 22-25. São Paulo, Pancast.
Winnicott, D. W. (1980). A família e o desenvolvimento do indivíduo. Belo Horizonte, Interlivros.
Winnicott. D. W. (1989). Tudo começa em casa. São Paulo, Martins Fontes.