Percepção de graduados e discentes acerca da Contabilidade Criativa e do Gerenciamento de Resultados
Palavras-chave:
Gerenciamento de Resultados; Contabilidade Criativa; Ética.Resumo
Este trabalho tem por objetivo analisar a percepção de graduados e discentes sobre a prática de gerenciamento de resultados e contabilidade criativa, conceitos que podem ser compreendidos como manipulações na contabilidade, que não ocasione no descumprimento de nenhuma regra ou lei. O trabalho foi desenvolvido por meio da aplicação de um questionário fechado, para uma amostra de estudantes e graduados, com foco nos cursos de contabilidade e administração, analisando-se 59 respostas. Entre os resultados encontrados, destaca-se que a maioria da amostra é condizente com as práticas de gerenciamento de resultados dentro das organizações: os estudantes concordaram com as execuções de contabilidade criativa dentro das empresas e com as afirmações referentes a manobras na lei para atender a objetivos próprios. Entretanto, houve uma disparidade entre os formados, que foram mais discrepantes em suas respostas, apresentando maior criticidade em relação à execução dessas práticas, visto o grau de relevância e preocupação que o tema traz aos investidores e a reputação das empresas e dos contadores.Downloads
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