O NOVO PERFIL DOS ESCRITÓRIOS CONTÁBEIS DE PEQUENO E MÉDIO PORTE RESULTANTE DOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS EM SEUS PROCESSOS OPERACIONAIS NA CIDADE DE SÃO PAULO.

Autores

  • Soyara Cristina Fernandes Eugênio Faculdade Legale
  • Jeferson Leandro da Silva Faculdade Legale
  • Tatiani de Cássia Pereira Faculdade Legale
  • José Jacintho Faculdade Legale

Palavras-chave:

Inovações. Escritórios. Contabilidade. Profissionais

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi identificar como os escritórios contábeis de pequeno e médio porte e seus profissionais estão se adequando as mudanças nas rotinas de trabalho, resultantes das inovações tecnológicas que são apresentadas no mercado contábil, e como se posicionam frente a uma contabilidade consultiva que é cada vez mais requerida pelos empresários. Esta pesquisa definiu-se como um estudo de caráter descritivo, por meio da aplicação de um questionário para 80 profissionais de diversos escritórios de contabilidade do município de São Paulo/SP. Foi realizada a análise dos dados obtidos e a conclusão da pesquisa, a fim de responder ao problema proposto, obedecendo ao objetivo da mesma. Concluiu-se com este estudo que tanto os profissionais quanto a administração dos escritórios em que atuam, demonstram preocupação e notam alterações em suas atividades ocasionadas pelas inovações tecnológicas. Eles ainda demonstram estar em busca dos aperfeiçoamentos dentro da área afim de desenvolver a oferta consultiva que está passando a requerer seus clientes, mesmo que a pesquisa tenha revelado que o perfil destes clientes ainda são predominantemente empresas do Simples Nacional e Lucro Presumido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

REFERÊNCIAS
CANECA, Roberto Lira. Oferta e procura de serviços contábeis para micro, pequenas e médias empresas: um estudo comparativo das percepções dos empresários e contadores. 181 p. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Recife, 2008.

DEZAN, Camila; OLIVEIRA, Carine de. O uso das informações contábeis na tomada de decisão nas micro e pequenas empresas. Revista da Faculdade Dom Alberto. v.13 n.2. 2015.

FAHL, Alessandra Cristina; MAHANI, Lourdes Pereira de Souza. As perspectivas do profissional contábil e o ensino da contabilidade. Revista Ciências Gerenciais. v.10 n. 12. 2006.

INTERNATIONAL FEDERATION OF ACCOUNTANTS (IFAC). Micro-entity financial reporting: perspectives of preparers and users. Information Paper, 2006. Small and Medium Practices Committee International Federation of Accountants. Disponível em: <www.ifac.org>. Acesso em: 04 nov. 2019.

KASSAI, S. As empresas de pequeno porte e a contabilidade. Caderno de Estudos Fipecafi, São Paulo, Fipecafi, v.9, n.15, p.60-74, jan./jun. 1997.

LYRA, R.L.W.C. Uma contribuição a mensuração do resultado econômico da decisão de investimento em qualidade em empresas de serviços contábeis: Uma abordagem da gestão econômica. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, 2003.

MARION, J.C. Preparando -se para a profissão do fururo. Contabilidade Vista e Revista, Belo Horizonte, v.9, n.1, p.14-21, març. 1998.

OLIVEIRA, L.M.; PEREZ JÚNIOR, J.H.; SILVA, C.A.S. Controladoria estratégica. São Paulo: Atlas, 2002. 216p.

SANTANA, Fabio Bertollo. et al. Diagnóstico e análise da utilização da contabilidade gerencial nas micro, pequenas e médias empresas da cidade de Cruz Alta – RS. XIV Congresso Brasileiro de Custos – João Pessoa - PB, Brasil, 05 de dezembro a 07 de dezembro de 2007

SANTOS, E.S. Objetividade x relevância: o que o modelo contábil deseja espelhar. Caderno de Estudos Fipecafi, São Paulo, Fipecafi, v.10, n.18, p.1-16, maio/jun./jul./ago. 1998.

SASSO, Alexandra; ROSA, Ivana Carla da. O SPED e seus reflexos na profissão contábil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão – Fecilcam, Campo Mourão, 2011.

SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Fatores condicionantes e taxa de mortalidade de empresas no Brasil. Brasília, agosto/2007, 2011,2013.

SILVA, Cristiano Damião da; ASCENÇÃO. O impacto nos serviços prestados pelos escritórios de contabilidade da cidade de Presidente Médici – RO com advento do SPEAD. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Rondônia, 2013.

SILVA, P.H.V Controladoria para empresas dos serviços contábeis. São Paulo: IOB, 2014. 342p.

SOUZA, Sirmali Pereira de. O novo perfil do profissional de contabilidade na nova Era. Revista Semana Acadêmica, Fortaleza, v.01 ed.17. 2013.

Downloads

Publicado

2020-07-16

Como Citar

Fernandes Eugênio, S. C., da Silva, J. L., Pereira, T. de C., & Jacintho, J. (2020). O NOVO PERFIL DOS ESCRITÓRIOS CONTÁBEIS DE PEQUENO E MÉDIO PORTE RESULTANTE DOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS EM SEUS PROCESSOS OPERACIONAIS NA CIDADE DE SÃO PAULO. Práticas Em Contabilidade E Gestão, 8(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/13230