Análise do Discurso por meio de textos multimodais nas aulas de língua portuguesa

Autores

Palavras-chave:

Língua Portuguesa, Interdiscurso, Multimodal

Resumo

RESUMO

Muitos professores aplicam conceitos da Análise do Discurso (AD) em suas aulas, mas sem a percepção dessa prática na Educação Básica. Assim, temos como objetivo propor uma reflexão sobre a interdiscursividade presente nas tirinhas de Armandinho, sob o aporte teórico da AD em estudiosos como Dominique Maingueneau (2000, 2008, 2015). Justificamos nossa escolha nas tirinhas de Armandinho pelo seu caráter crítico-reflexivo e humorístico ao se apropriar de contextos sociais. Os resultados revelam que tanto a linguagem verbal quanto a linguagem não-verbal se relacionam com a exterioridade e os de efeitos de sentidos refletem as condições ideológicas atravessadas nos discursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

REFERÊNCIAS

BECK. Alexandre. Armandinho. Rio Grande do Sul. 10 abr. 2020. Instagram: @tirinhadearmandinho. Disponível em: https://www.instagram.com/p/B-zogNnjurD/. Acesso em: 17 abr. 2024.

BECK. Alexandre. Armandinho. Rio Grande do Sul. 10 fev. 2022. Instagram: @tirinhadearmandinho. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CZ0dgEwLj2p/. Acesso em: 20 abr. 2024.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação é a base. Brasília, DF: MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 26 mar. 2024.

BRASIL. Resolução CNE/CP 2/2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (Cursos de licenciatura, de formação pedagógica para graduados e de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial da União. Brasília, 2 jul. 2015, seção 1. p. 8-12. 2015.

COURTINE, Jean-Jacques. Análise do discurso político: O discurso comunista endereçado aos cristãos. São Carlos: EdUFSCar, 2014.

KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Reading images: the grammar of visual design. London: Routledge, 1996.

KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Front pages: (the critical) analysis of newspaper layout. In: BELL, A.; GARRETT, P. (Org.) Approaches to media discourse. Hoboken: Blackwell Publishing, 1998. p. 186-219.

KRESS, Gunther. Literacy in the New Media Age. London: Routledge, 2003.

IRINEU, L. M.; MENDES, M. das D. N. (Orgs.) Análise do Discurso e ensino de Língua Portuguesa: propostas didáticas para os ensinos fundamental e médio. Campinas, SP: Pontes Editores, 2019.

MAINGUENEAU. Dominique. Analisando discursos constituintes. Tradução de Nelson Barros da Costa. Revista do GELNE, Natal, RN, v. 2, n. 2, p. 1-12, 2000. 22 fev.

MAINGUENEAU, Dominique. Gênese dos discursos. Tradução de Sírio Possenti. São Paulo: Parábola, 2008.

MAINGUENEAU, Dominique. Discurso e análise do discurso. Tradução de Sírio Possenti. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

RIBEIRO, Ana Elisa. Multimodalidade, textos e tecnologias: provocações para a sala de aula. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2021.

Downloads

Publicado

2024-11-07

Como Citar

Ferreira de Matos, E. (2024). Análise do Discurso por meio de textos multimodais nas aulas de língua portuguesa. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 24(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/17036