Análise do Discurso por meio de textos multimodais nas aulas de língua portuguesa

Auteurs

Mots-clés :

Língua Portuguesa, Interdiscurso, Multimodal

Résumé

RESUMO

Muitos professores aplicam conceitos da Análise do Discurso (AD) em suas aulas, mas sem a percepção dessa prática na Educação Básica. Assim, temos como objetivo propor uma reflexão sobre a interdiscursividade presente nas tirinhas de Armandinho, sob o aporte teórico da AD em estudiosos como Dominique Maingueneau (2000, 2008, 2015). Justificamos nossa escolha nas tirinhas de Armandinho pelo seu caráter crítico-reflexivo e humorístico ao se apropriar de contextos sociais. Os resultados revelam que tanto a linguagem verbal quanto a linguagem não-verbal se relacionam com a exterioridade e os de efeitos de sentidos refletem as condições ideológicas atravessadas nos discursos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

REFERÊNCIAS

BECK. Alexandre. Armandinho. Rio Grande do Sul. 10 abr. 2020. Instagram: @tirinhadearmandinho. Disponível em: https://www.instagram.com/p/B-zogNnjurD/. Acesso em: 17 abr. 2024.

BECK. Alexandre. Armandinho. Rio Grande do Sul. 10 fev. 2022. Instagram: @tirinhadearmandinho. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CZ0dgEwLj2p/. Acesso em: 20 abr. 2024.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação é a base. Brasília, DF: MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 26 mar. 2024.

BRASIL. Resolução CNE/CP 2/2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (Cursos de licenciatura, de formação pedagógica para graduados e de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial da União. Brasília, 2 jul. 2015, seção 1. p. 8-12. 2015.

COURTINE, Jean-Jacques. Análise do discurso político: O discurso comunista endereçado aos cristãos. São Carlos: EdUFSCar, 2014.

KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Reading images: the grammar of visual design. London: Routledge, 1996.

KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Front pages: (the critical) analysis of newspaper layout. In: BELL, A.; GARRETT, P. (Org.) Approaches to media discourse. Hoboken: Blackwell Publishing, 1998. p. 186-219.

KRESS, Gunther. Literacy in the New Media Age. London: Routledge, 2003.

IRINEU, L. M.; MENDES, M. das D. N. (Orgs.) Análise do Discurso e ensino de Língua Portuguesa: propostas didáticas para os ensinos fundamental e médio. Campinas, SP: Pontes Editores, 2019.

MAINGUENEAU. Dominique. Analisando discursos constituintes. Tradução de Nelson Barros da Costa. Revista do GELNE, Natal, RN, v. 2, n. 2, p. 1-12, 2000. 22 fev.

MAINGUENEAU, Dominique. Gênese dos discursos. Tradução de Sírio Possenti. São Paulo: Parábola, 2008.

MAINGUENEAU, Dominique. Discurso e análise do discurso. Tradução de Sírio Possenti. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

RIBEIRO, Ana Elisa. Multimodalidade, textos e tecnologias: provocações para a sala de aula. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2021.

Téléchargements

Publiée

2024-11-07

Comment citer

Ferreira de Matos, E. (2024). Análise do Discurso por meio de textos multimodais nas aulas de língua portuguesa. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 24(2). Consulté à l’adresse http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/17036