Contribuições da análise do discurso bakhtiniana para o estudo de políticas públicas educacionais como fenômeno político

Autores

Palavras-chave:

Análise de discurso, Bakhtin, Política pública educacional

Resumo

O presente artigo teve o objetivo de discorrer sobre a análise do discurso à luz de Bakhtin e suas contribuições, enquanto técnica de análise de dados qualitativos, para o estudo de políticas públicas educacionais como fenômeno político, numa perspectiva crítica. Para tanto, tomou como exemplo a aplicação da análise do discurso bakhtiniana no tratamento de parte dos dados de uma pesquisa de doutorado em Educação em desenvolvimento. Primeiramente, foi feito um estudo bibliográfico sobre as contribuições de Bakhtin para a análise do discurso. Posteriormente, como resultado, foi apresentada uma proposta de sistematização para a aplicação da análise do discurso às pesquisas em políticas públicas educacionais.

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Biografia do Autor

Fádya Lorena de Souza Moura, Universidade Federal do Pará

MESTRE EM EDUCAÇÃO (UFOPA).

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Publicado

2024-07-24

Como Citar

de Souza Moura, F. L., & dos Santos Brasil, H. (2024). Contribuições da análise do discurso bakhtiniana para o estudo de políticas públicas educacionais como fenômeno político. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 24(1), 121–139. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16773