A leitura de clássicos nas aulas de língua portuguesa

Auteurs

  • Francisca Oliveira Ufopa

Mots-clés :

Leitura, Literatura, Clássicos

Résumé

 O presente artigo aponta algumas relevâncias e necessidades em praticar o exercício do ato de ler. Realizar leituras. Sobretudo as leituras literárias clássicas, que podem acontecer através de poemas, contos, romances e/ou fábulas dentro das aulas de língua portuguesa, enfatizando uma abordagem mais estética, onde o leitor possa apreciar, se emocionar, interagir e se reconhecer dentro dos textos, a partir de suas temáticas, personagens e suas histórias. As observações partem de algumas leituras e falas de estudiosos da área de linguagens e literatura, visando não apenas um resultado pragmático, mas também um processo contínuo de aprendizagem, reflexão e criticidade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BERNARDES E MATEUS, J. R. Literatura e Ensino do Português. Fundação Francisco Manoel dos Santos, outubro 2013.

BÉRTOLO, C. Uma operação de ler. In: BÉRTOLO, C. O banquete dos notáveis sobre leitura e crítica. 1ª ed. – São Paulo. Livros da Matriz, 2014.

CALVINO, I. Por que ler os clássicos? Companhia de bolso, 2007.

CONSSON, R. Letramento literário: Teoria e prática. 2. Ed.,11ª reimpressão – São Paulo: Contexto, 2021.

LAJOLO, M. Linguagem e Letramento em foco. Cefiel/IEL/Unicamp, 2005.

________, M. Literatura: ontem, hoje, amanhã – São Paulo. Editora Unesp, 2018.

MOISÉS, Massaud. Dicionário de Termos Literários. 2. ed. São Paulo: Cultrix, 2004.

SILVA, V. M.T. Literatura Infantil Brasileira: Um guia professores e promotores de leitura. 2. ed.- ver. Goiânia: Canone Editorial. 2009.

SOUZA E CONSSON, R. S. R. Letramento Literário: Uma proposta para sala de aula. UNESP/UNIVESP – Conteúdo e didática de Alfabetização, 2011.

JOUVE, V. A leitura. São Paulo. Editora Unesp, 2002.

Téléchargements

Publiée

2025-09-01

Comment citer

Oliveira, F. (2025). A leitura de clássicos nas aulas de língua portuguesa. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 25(2). Consulté à l’adresse http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/17851