A leitura de clássicos nas aulas de língua portuguesa
Palabras clave:
Leitura, Literatura, ClássicosResumen
O presente artigo aponta algumas relevâncias e necessidades em praticar o exercício do ato de ler. Realizar leituras. Sobretudo as leituras literárias clássicas, que podem acontecer através de poemas, contos, romances e/ou fábulas dentro das aulas de língua portuguesa, enfatizando uma abordagem mais estética, onde o leitor possa apreciar, se emocionar, interagir e se reconhecer dentro dos textos, a partir de suas temáticas, personagens e suas histórias. As observações partem de algumas leituras e falas de estudiosos da área de linguagens e literatura, visando não apenas um resultado pragmático, mas também um processo contínuo de aprendizagem, reflexão e criticidade.
Descargas
Citas
BERNARDES E MATEUS, J. R. Literatura e Ensino do Português. Fundação Francisco Manoel dos Santos, outubro 2013.
BÉRTOLO, C. Uma operação de ler. In: BÉRTOLO, C. O banquete dos notáveis sobre leitura e crítica. 1ª ed. – São Paulo. Livros da Matriz, 2014.
CALVINO, I. Por que ler os clássicos? Companhia de bolso, 2007.
CONSSON, R. Letramento literário: Teoria e prática. 2. Ed.,11ª reimpressão – São Paulo: Contexto, 2021.
LAJOLO, M. Linguagem e Letramento em foco. Cefiel/IEL/Unicamp, 2005.
________, M. Literatura: ontem, hoje, amanhã – São Paulo. Editora Unesp, 2018.
MOISÉS, Massaud. Dicionário de Termos Literários. 2. ed. São Paulo: Cultrix, 2004.
SILVA, V. M.T. Literatura Infantil Brasileira: Um guia professores e promotores de leitura. 2. ed.- ver. Goiânia: Canone Editorial. 2009.
SOUZA E CONSSON, R. S. R. Letramento Literário: Uma proposta para sala de aula. UNESP/UNIVESP – Conteúdo e didática de Alfabetização, 2011.
JOUVE, V. A leitura. São Paulo. Editora Unesp, 2002.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Francisca Oliveira

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.








