A formação do sujeito‑leitor no ensino de literatura

Auteurs

Mots-clés :

Análise do Discurso. Ensino de Literatura. Sujeito-leitor

Résumé

Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre a importância do ensino de literatura para a formação do sujeito-leitor. Desse modo, abordamos a concepção de sujeito-leitor e texto sobre o viés da Análise do Discurso, uma vez que o sujeito-leitor está condicionado ao espaço e ao tempo, adotando práticas de leituras numa ordem social. Assim, partimos dos pressupostos teóricos de Orlandi (2012) com a concepção de sujeito-leitor e texto na Análise do Discurso, Lajolo (2001), Cosson (2009) entre outros, enfatizando a literatura como ação transformadora para a formação do sujeito-leitor. Concluímos que, o ensino de literatura transforma o sujeito tanto na construção da criticidade como na humanização, pois o texto não se esgota em uma única leitura, podendo dialogar com o contexto do sujeito-leitor

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

2023-09-29

Comment citer

Ribeiro Rodrigues, J. (2023). A formação do sujeito‑leitor no ensino de literatura. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 23(2), 83–98. Consulté à l’adresse http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/16154