A formação do sujeito‑leitor no ensino de literatura
Palabras clave:
Análise do Discurso. Ensino de Literatura. Sujeito-leitorResumen
Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre a importância do ensino de literatura para a formação do sujeito-leitor. Desse modo, abordamos a concepção de sujeito-leitor e texto sobre o viés da Análise do Discurso, uma vez que o sujeito-leitor está condicionado ao espaço e ao tempo, adotando práticas de leituras numa ordem social. Assim, partimos dos pressupostos teóricos de Orlandi (2012) com a concepção de sujeito-leitor e texto na Análise do Discurso, Lajolo (2001), Cosson (2009) entre outros, enfatizando a literatura como ação transformadora para a formação do sujeito-leitor. Concluímos que, o ensino de literatura transforma o sujeito tanto na construção da criticidade como na humanização, pois o texto não se esgota em uma única leitura, podendo dialogar com o contexto do sujeito-leitor
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Jaciel Ribeiro Rodrigues
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.