A formação do sujeito‑leitor no ensino de literatura
Keywords:
Análise do Discurso. Ensino de Literatura. Sujeito-leitorAbstract
Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre a importância do ensino de literatura para a formação do sujeito-leitor. Desse modo, abordamos a concepção de sujeito-leitor e texto sobre o viés da Análise do Discurso, uma vez que o sujeito-leitor está condicionado ao espaço e ao tempo, adotando práticas de leituras numa ordem social. Assim, partimos dos pressupostos teóricos de Orlandi (2012) com a concepção de sujeito-leitor e texto na Análise do Discurso, Lajolo (2001), Cosson (2009) entre outros, enfatizando a literatura como ação transformadora para a formação do sujeito-leitor. Concluímos que, o ensino de literatura transforma o sujeito tanto na construção da criticidade como na humanização, pois o texto não se esgota em uma única leitura, podendo dialogar com o contexto do sujeito-leitor
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Jaciel Ribeiro Rodrigues
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The copyright of the articles published in Cadernos de Pós-Graduação em Letras belongs to the authors, who grant the Mackenzie Presbyterian University the exclusive rights to publish the content. Total or partial reproduction is prohibited without due authorization from the Editorial Committee, except for study and research.