“Projeto de universalização da oferta de línguas estrangeiras”
um espaço para a formação inicial do professor em abordagem instrumental
Mots-clés :
Formação de professores de LE, PU, Abordagem instrumentalRésumé
Este artigo traz reflexões acerca do processo de formação inicial de professores de línguas estrangeiras, buscando demonstrar uma proposta para aliar a realidade concreta da sala de aula ao saber teórico. O estudo objetivou, primeiramente, apresentar o “Projeto de Universalização da Oferta de Línguas Estrangeiras”, da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora. Posteriormente, discutiu sua metodologia pedagógica, que é a abordagem instrumental no ensino de línguas estrangeiras. Para tanto, utilizou-se os pressupostos da pesquisa qualitativa. Conclui-se que a implementação de ações similares em outras instituições poderá influenciar satisfatoriamente no aprimoramento da qualidade do ensino e da aprendizagem de idiomas.
Téléchargements
Références
BRASIL. Parecer CNE/CES 492/2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais dos
cursos de Filosofia, História, Geografia, Serviço Social, Comunicação Social, Ciências
Sociais, Letras, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia. Brasília, DF, 3 abr. 2001.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES0492.pdf. Acesso em: 9
jan. 2023.
LIBÂNEO, J. C.; PIMENTA, S. G. Formação de profissionais da educação: visão
crítica e perspectiva de mudança. Educação & Sociedade, Campinas, ano XX, n. 68,
p. 239-277, dez. 1999.
MARCHESAN, M. T. N. Cursos instrumentais: ensino sob medida. In: MASELLO, L.
(dir.). Lenguas en la región: enseñanza e investigación para la integración desde la
Universidad. Montevideo: Mastergraf S.R.L., 2012. p. 161-171.
NUNES, M. B. C. Redescobrindo o papel do professor de leitura em LE. In: CELANI,
M. A. A. (org.). Ensino de segunda língua: redescobrindo as origens. São Paulo: EDUC,
p. 107-132.
PIMENTA, S. G. (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 4. ed. São Paulo:
Cortez Editora, 2005.
PROJETO DE UNIVERSALIZAÇÃO EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS. Universidade
Federal de Juiz de Fora [on-line], 2000. Disponível em: http://www.ufjf.br/pu/sobre-o-
-projeto/. Acesso em: 9 jan. 2023.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Carla Priori da Silva 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.