Atividade de Língua Portuguesa para o ensino médio

contribuições da análise do discurso

Auteurs

  • Marilene Aparecida Paula da Costa Braga Pontifícia Universidade Católica
  • Mônica Cardoso Pereira Pontifícia Universidade Católica

Mots-clés :

Ensino de língua portuguesa, Análise do discurso, Posicionamento

Résumé

Este trabalho apresenta uma atividade didática de língua portuguesa direcionada para estudantes do ensino médio pertencentes a contextos socioculturais diferentes: escola pública e privada. O objetivo é demonstrar que é possível aplicar, e com êxito, o mesmo conteúdo em universos escolares díspares. Buscando uma reflexão sobre a importância de posicionar-se nas mais variadas interações sociais cotidianas, recorremos aos estudos da Análise do Discurso atrelada à Teoria do Posicionamento. Os resultados mostraram similaridade nas respostas dos discentes com referência as suas escolhas e ao desejo de legitimar seu próprio discurso.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Mônica Cardoso Pereira, Pontifícia Universidade Católica

Mestranda do programa de Pós-graduação em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica. Professora de Educação Básica de Língua Portuguesa em instiuição pública e privada.

 

Références

FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília, DF: Editora Universidade de Brasília, 2001.

FREIRE, P. Política e educação: ensaios. São Paulo: Cortez, 2001. v. 23. (Coleção Questões de Nossa Época).

HARRÉ, R.; LANGENHOVE, L. V. Positioning theory: moral contexts of intentional action. Oxford: Blackwell Publishers, 1999.

IRINEU, L. M.; MENDES, M. D. N. (org.). Análise do discurso e ensino de língua portuguesa: propostas didáticas para os ensinos fundamental e médio. Campinas: Pontes, 2019.

MAINGUENEAU, D. Discurso e análise do discurso. São Paulo: Parábola Editorial, 2020.

MAINGUENEAU, D. Novas tendências em análise do discurso. Campinas: Pontes/Ed. Unicamp, 1997.

Téléchargements

Publiée

2023-06-19

Comment citer

Aparecida Paula da Costa Braga, M., & Cardoso Pereira, M. (2023). Atividade de Língua Portuguesa para o ensino médio: contribuições da análise do discurso. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 23(1), 155–173. Consulté à l’adresse http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/15861