Atividade de Língua Portuguesa para o ensino médio

contribuições da análise do discurso

Autores/as

  • Marilene Aparecida Paula da Costa Braga Pontifícia Universidade Católica
  • Mônica Cardoso Pereira Pontifícia Universidade Católica

Palabras clave:

Ensino de língua portuguesa, Análise do discurso, Posicionamento

Resumen

Este trabalho apresenta uma atividade didática de língua portuguesa direcionada para estudantes do ensino médio pertencentes a contextos socioculturais diferentes: escola pública e privada. O objetivo é demonstrar que é possível aplicar, e com êxito, o mesmo conteúdo em universos escolares díspares. Buscando uma reflexão sobre a importância de posicionar-se nas mais variadas interações sociais cotidianas, recorremos aos estudos da Análise do Discurso atrelada à Teoria do Posicionamento. Os resultados mostraram similaridade nas respostas dos discentes com referência as suas escolhas e ao desejo de legitimar seu próprio discurso.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mônica Cardoso Pereira, Pontifícia Universidade Católica

Mestranda do programa de Pós-graduação em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica. Professora de Educação Básica de Língua Portuguesa em instiuição pública e privada.

 

Citas

FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília, DF: Editora Universidade de Brasília, 2001.

FREIRE, P. Política e educação: ensaios. São Paulo: Cortez, 2001. v. 23. (Coleção Questões de Nossa Época).

HARRÉ, R.; LANGENHOVE, L. V. Positioning theory: moral contexts of intentional action. Oxford: Blackwell Publishers, 1999.

IRINEU, L. M.; MENDES, M. D. N. (org.). Análise do discurso e ensino de língua portuguesa: propostas didáticas para os ensinos fundamental e médio. Campinas: Pontes, 2019.

MAINGUENEAU, D. Discurso e análise do discurso. São Paulo: Parábola Editorial, 2020.

MAINGUENEAU, D. Novas tendências em análise do discurso. Campinas: Pontes/Ed. Unicamp, 1997.

Publicado

2023-06-19

Cómo citar

Aparecida Paula da Costa Braga, M., & Cardoso Pereira, M. (2023). Atividade de Língua Portuguesa para o ensino médio: contribuições da análise do discurso. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 23(1), 155–173. Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/15861