Proposta de atividade didático-pedagógica por uma escola cidadã

a representação do negro e do indígena na sala de aula

Auteurs

  • Bruno Conrado Demartini Antunes Universidade Presbiteriana Mackezine
  • Letícia Freitas Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mots-clés :

Interdisciplinaridade, Pluraridade, Identidade

Résumé

Este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de aula pautada em projetos interdisciplinares, que contempla os temas transversais contemporâneos que integram a Base Nacional Comum Curricular. A partir da compreensão histórica das desigualdades sociais, e a contribuição da escola como lugar de construção da identidade de estudantes negros, selecionamos a questão da pluralidade cultural para construir atividades articuladas entre as disciplinas de História, Artes, Música, Geografia e Português. O desafio é delinear a proposta com o conceito de escola cidadã de Paulo Freire, na perspectiva do diverso e do protagonismo dos alunos, da família e da comunidade, no que se refere ao processo crítico, propositivo e criativo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BENJAMIN, W. Passagens. São Paulo: Imprensa Oficial, 2006.

BRASIL. Lei n. 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 11 mar. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em: 10 maio 2022.

CASALI, A. Direitos humanos e diversidade cultural: implicações curriculares. Revista de Educação Pública, [S.l.], v. 27, n. 65, p. 549-572, 2018.

COORDENAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS. Dicionário de expressões (anti) racistas: e como eliminar as microagressões do cotidiano. Salvador: Esdep, 2021.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1987.

GOMES, N. L. Cultura negra e educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 23, p. 75-85, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/ XknwKJnzZVFpFWG6MTDJbxc/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 maio 2022.

GOMES, A. S. et al. Cartilha antirracista. Redenção: Serviço de Promoção da Igualdade Racial/Unilab, 2020. Disponível em: https://unilab.edu.br/wp-content/uploads/ 2021/07/Cartilha-de-Combate-ao-Racismo-2020.pdf. Acesso em: 10 maio 2022.

HAESBAERT, R. As armadilhas do território. In: SILVA, J. B.; SILVA, C. N. M.; DANTAS, E. W. C. (org.). Território, modo de pensar e usar. Fortaleza: Edições UFC, 2016.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução Tomaz Tadeu da Silva e Guaracira Lopes Louro. 11 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

LATOUR, B. Jamais fomos modernos. Tradução Carlos Irineu da Costa. 4 ed. São Paulo: Editora 34, 2019. (Coleção Trans).

MORAES, E. M.; DINIZ-PEREIRA, J. E. Formação docente e diversidade cultural: complexidade, polissemia e consciência. Roteiro, Joaçaba, v. 39, n. Especial, p. 105-130, 2014. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6356. Acesso em: 6 ago. 2018.

MUNANGA, K. (org.). Superando o racismo na escola. 2. ed. rev. [Brasília]: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. 204 p.

OLIVEIRA, L.; CANDAU, V. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em Revista [on-line], Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 15-40, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-46982010000100002. Acesso em: 18 maio 2023.

QUIJANO, A. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. (org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010. 637 p.

SANKOFA! Volte e pegue, vai-vai. Compositores: Xande de Pilares et al. Intérprete: Luiz Felipe. São Paulo: Vai-Vai Oficial, 2021. Disponível em: https://www.youtube. com/watch?v=QND7tH1Fd6M. Acesso em: 10 maio 2021.

SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1988.

Téléchargements

Publiée

2023-06-19

Comment citer

Demartini Antunes, B. C., & Freitas, L. (2023). Proposta de atividade didático-pedagógica por uma escola cidadã: a representação do negro e do indígena na sala de aula. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 23(1), 139–154. Consulté à l’adresse http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/15856