Proposta de atividade didático-pedagógica por uma escola cidadã

a representação do negro e do indígena na sala de aula

Autores/as

  • Bruno Conrado Demartini Antunes Universidade Presbiteriana Mackezine
  • Letícia Freitas Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palabras clave:

Interdisciplinaridade, Pluraridade, Identidade

Resumen

Este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de aula pautada em projetos interdisciplinares, que contempla os temas transversais contemporâneos que integram a Base Nacional Comum Curricular. A partir da compreensão histórica das desigualdades sociais, e a contribuição da escola como lugar de construção da identidade de estudantes negros, selecionamos a questão da pluralidade cultural para construir atividades articuladas entre as disciplinas de História, Artes, Música, Geografia e Português. O desafio é delinear a proposta com o conceito de escola cidadã de Paulo Freire, na perspectiva do diverso e do protagonismo dos alunos, da família e da comunidade, no que se refere ao processo crítico, propositivo e criativo.

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Citas

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Publicado

2023-06-19

Cómo citar

Demartini Antunes, B. C., & Freitas, L. (2023). Proposta de atividade didático-pedagógica por uma escola cidadã: a representação do negro e do indígena na sala de aula. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 23(1), 139–154. Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/15856