Processos (trans)formativos de professores alfabetizadores numa perspectiva discursiva em Cuiabá (MT)

Auteurs

  • Agnaldo Périgo PPGE / UFMT
  • Abraão Augusto da Silva Santos PPGE / UFMT

Mots-clés :

Perspectiva discursiva, Formação de Professores, Vivência

Résumé

Propomos neste artigo uma abordagem sobre a (trans)formação de professores/as numa perspectiva discursiva de alfabetização, partindo do princípio de que há uma urgência de se repensar práticas hegemônicas de ensino-aprendizagem de leitura e escritura. Num primeiro momento há uma contextualização da perspectiva discursiva de alfabetização, na sequência dialogamos com alguns pontos que consideramos significativos para a (trans)formação do/a professor/a e para finalizar apresentamos a vivência de uma prática pautada na perspectiva discursiva de alfabetização e na Teoria Histórico-cultural. Ao finalizar consideramos que há uma grande demanda por ações que promovam a (trans)formação de professores/as, seja ela inicial ou continuada e que há grande espaço para discussões e pesquisas que envolvam o ensino-aprendizagem de leitura e escritura.

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Bibliographies de l'auteur

Agnaldo Périgo, PPGE / UFMT

Possui graduação em LETRAS pela FACULDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS E LETRAS DE CAMPO MOURÃO (1995), Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior em 1998 pela Faculdade de Educação de Cacoal, Especialização em Coordenação Pedagógica em 2014 e Gestão Escolar 2016 pela UFMT, Mestrado em Educação em 2018. PROFESSOR da rede pública do Estado de Mato Grosso desde 1996, foi coordenador de formação continuada pela Prefeitura Municipal de Nobres-MT (2002 a 2008), Assessor Pedagógico Municipal em 2009, Coordenador Pedagógico 2012/2013 da E.E. Professor Nilo Póvoas e diretor da mesma escola nos biênios 2010/2011; 2014/2015, 2016/2017 e no ano de 2021. Atualmente é docente do Educação Básica e doutorando em educação pela Universidade Federal de Mato Grosso, na linha Culturas Escolares e Linguagens, membro do grupo de pesquisa GEPLOLEI (Grupo de Estudo e Pesquisa da Linguagem Oral, Leitura e Escrita na Infância) e tem como objeto de pesquisa o tema Poética Pedagógica.

Abraão Augusto da Silva Santos, PPGE / UFMT

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), pela linha de pesquisa Culturas Escolares e Linguagens e vinculado ao Grupo de Estudo e Pesquisa Linguagem Oral, Leitura e Escrita na Infância (GEPLOLEI/UFMT). Mestre em Letras -PROFLETRASUESC (2015). Especialista em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Inglesa (FAVENI). Especialista em Tutoria em Educação a Distância e Docência do Ensino Superior (FAVENI). Especialista em mídias na Educação pela UESB (2017), com experiência na área de Educação a Distância e uso de mídias na educação. Especialista em Metodologia do Ensino da Língua Inglesa pela Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC (2010). Especialista em Literatura e Linguagens: o texto Infanto-juvenil pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB Campus XXI, Ipiaú (2013). Graduado em Letras com Habilitação em Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Inglesa pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2009); Professor-tutor presencial pela UNEAD, polo de Ipiaú, curso de Pedagogia, entre março de 2018 e novembro de 2019. Atuou como professor-tutor presencial do curso de Letras EAD da Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC - BA, polo de Ipiaú de outubro de 2011 a agosto de 2013, atuou na mesma instituição como coorientador de TCC (a distância) como bolsista da CAPES. Atuou como tutor presencial, como bolsista, no curso a distância de Ciências da Computação e Pedagogia entre 2018 e 2019. Atua como professor de Português, Inglês, Literatura e outras disciplinas desde 2004 na Ensino Básico. Atuou como Técnico do PAIP (Programa de Acompanhamento e Intervenção Pedagógica) entre março de 2015 e início de 2016, quando o programa acabou. Entre 2018 e 2020 assumiu a articulação da área de linguagens no Colégio Estadual Dulce Almeida em que coordenou, os encontros de Atividade Complementar (AC), bem como fomentava atividades como: simulados, gincanas, projetos estruturantes, Transformaê, dentre outros. Ministrou disciplinas em instituições de Nível Superior, tais como Metodologia, Leitura e Produção de Texto, Prática e Pesquisa Pedagógica, Gestão de Espaços Educacionais, dentre outras.

Références

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Publiée

2023-06-19

Comment citer

Périgo, A., & Santos, A. A. da S. (2023). Processos (trans)formativos de professores alfabetizadores numa perspectiva discursiva em Cuiabá (MT). Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 23(1), 77–96. Consulté à l’adresse http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/15831