Processos (trans)formativos de professores alfabetizadores numa perspectiva discursiva em Cuiabá (MT)
Mots-clés :
Perspectiva discursiva, Formação de Professores, VivênciaRésumé
Propomos neste artigo uma abordagem sobre a (trans)formação de professores/as numa perspectiva discursiva de alfabetização, partindo do princípio de que há uma urgência de se repensar práticas hegemônicas de ensino-aprendizagem de leitura e escritura. Num primeiro momento há uma contextualização da perspectiva discursiva de alfabetização, na sequência dialogamos com alguns pontos que consideramos significativos para a (trans)formação do/a professor/a e para finalizar apresentamos a vivência de uma prática pautada na perspectiva discursiva de alfabetização e na Teoria Histórico-cultural. Ao finalizar consideramos que há uma grande demanda por ações que promovam a (trans)formação de professores/as, seja ela inicial ou continuada e que há grande espaço para discussões e pesquisas que envolvam o ensino-aprendizagem de leitura e escritura.
Téléchargements
Références
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1981.
BARROS, M. Poesia completa. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
FREIRE, P. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez Editora, 1983.
FREIRE, P. Conscientização e alfabetização: uma nova visão do processo. Estudos Universitários, Recife, n. 4, abr./jun. 1963. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/ revistas/estudosuniversitarios/article/view/254888. Acesso em: abr. 2023.
FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998. GERALDI, J. W. (org.). O texto na sala de aula. Cascavel: Assoeste, 1984.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011a.
IMBERNÓN, F. Escola, formação de professores e qualidade do ensino. Portugal: Melo, 2011b.
IMBERNÓN, F. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez Editora, 2009.
MORTATTI, M. R. L. História dos métodos de alfabetização no Brasil. 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/alf_mortattihisttextalfbbr. pdf. Acesso em: 3 nov. 2021.
PIGNATARI, D. O que é comunicação poética. 8. ed. Cotia: Ateliê Editorial, 2005.
SMOLKA, A. L. B. A alfabetização como processo discursivo. 170 f. 1987. Tese (Doutorado) − Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1987.
SMOLKA, A. L. B. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. São Paulo: Cortez Editora, 1989.
VYGOTSKY, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 10 ed. São Paulo: Ícone, 1988. p. 103-117.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Agnaldo Périgo, Abraão Augusto da Silva Santos 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.