Da LDB à BNCC

A leitura nos documentos norteadores da educação básica nacional

Auteurs

  • Nickolas Marques de Andrade Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mots-clés :

Leitura, Educação Básica, Documentos Oficiais Educacionais

Résumé

O presente trabalho visa a analisar como a leitura é tratada nos documentos basilares para a Educação Básica nacional, a saber: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica e Base Nacional Comum Curricular. Ao compreender a leitura como uma prática social altamente necessária para o processo de ensino-aprendizagem dos educandos que estão nos bancos escolares e a discussão em torno da importância de que o educador sempre revisite os apontamentos dispostos nos textos legais educacionais com o intuito de refletir sobre sua prática pedagógica, tal análise será entrelaçada aos pensamentos advindos de Fischer (2006), Lajolo (2006), Freire (2011), Freire e Macedo (2021) e Vasconcelos (2012).

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Références

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Publiée

2023-06-19

Comment citer

Marques de Andrade, N. (2023). Da LDB à BNCC: A leitura nos documentos norteadores da educação básica nacional. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 23(1), 33–47. Consulté à l’adresse http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/15696