Da LDB à BNCC
A leitura nos documentos norteadores da educação básica nacional
Mots-clés :
Leitura, Educação Básica, Documentos Oficiais EducacionaisRésumé
O presente trabalho visa a analisar como a leitura é tratada nos documentos basilares para a Educação Básica nacional, a saber: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica e Base Nacional Comum Curricular. Ao compreender a leitura como uma prática social altamente necessária para o processo de ensino-aprendizagem dos educandos que estão nos bancos escolares e a discussão em torno da importância de que o educador sempre revisite os apontamentos dispostos nos textos legais educacionais com o intuito de refletir sobre sua prática pedagógica, tal análise será entrelaçada aos pensamentos advindos de Fischer (2006), Lajolo (2006), Freire (2011), Freire e Macedo (2021) e Vasconcelos (2012).
Téléchargements
Références
BRASIL. Câmara dos Deputados. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 14. ed. Brasília, DF: Edições Câmara, 2017b.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB n. 2, de 7 de abril de 1998. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 7 abr. 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ dmdocuments/resolucao_ceb_0298.pdf. Acesso em: 10 mar. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC/SEF, 2017a. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: abr. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP n. 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 22 dez. 2017. (2017c). Disponível em: http://basenacionalcomum. mec.gov.br/images/historico/RESOLUCAOCNE_CP222DEDEZEMBRODE2017. pdf. Acesso em: 12 mar. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Conselho Nacional da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília, DF: MEC/SEB/Dicei, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013- -pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file. Acesso em: abr. 2023.
FISCHER, S. R. História da leitura. São Paulo: Editora Unesp, 2006.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011. v. 22. (Coleção Questões da Nossa Época).
FREIRE, P.; MACEDO, D. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. 9. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6. ed. São Paulo: Ática, 2006.
VASCONCELOS, M. L. Educação básica: a formação do professor, relação professor- -aluno, planejamento, mídia e educação. São Paulo: Contexto, 2012.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Nickolas Marques de Andrade 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.