Entre dementadores e patronos: ecos do mito de Orfeu em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, de J. K. Rowling
echoes of the myth of Orpheus in Harry Potter and the Prisoner of Azkaban, by J. K. Rowling
Palavras-chave:
Mito de Orfeu, Harry Potter, ReatualizaçãoResumo
O presente artigo investiga a reatualização do mito de Orfeu em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (Rowling, 2000), terceiro volume da saga da autora britânica J. K. Rowling. Hipotetiza-se de que o romance reelabora o arquétipo órfico a partir de elementos como memória, dor e sacrifício, propondo uma nova ética do heroísmo, na qual a salvação nasce da força interior e dos vínculos afetivos. A abordagem metodológica é qualitativa e interpretativa, com base na análise comparativa. Por fim, evidencia-se que, ao conjurar o Patrono, Harry Potter ressignifica a lira órfica, convertendo sua dor em gesto de resistência ao apagamento de si, e a memória em fonte de potência simbólica.
Downloads
Referências
AMADIO, M. H. R. A reatualização do mito grego de Orfeu por Camus. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.
BARTHES, R. Mitologias. Tradução de Rita Buongermino, Pedro de Souza e Rejane Janowitzer. 4. ed. Rio de Janeiro: Difel, 2009 [2002].
BULFINCH, T. O livro da mitologia: a idade da fábula. Tradução de Luciano Alves Meira. 1. ed. São Paulo: Martin Claret, 2013 [2006].
ELIADE, M. Mito e Realidade. Tradução de Pola Civelli. 6. ed. 2. reimpr. São Paulo: Editora Perspectiva, 2007 [2000].
PRADO, J. B. T.; CORDEIRO, I. S.; BARBOSA, L. M. de S. A reatualização do mito de Medeia em Eurípides, Ovídio e Sêneca. Revista Intertextos, Marília, v. 14, n. especial, p. 268–288, 2021. Disponível em: https://portalbiblioteca.ufra.edu.br/images/Ebook/letrasportugues/mitoerealidadelivro.pdf. Acesso em: 31 mar. 2025.
ROWLING, J. K. Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban. Tradução de Lia Wyler. 1. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.
SANTOS, E. C. P. dos. O IV canto no contexto das Geórgicas: a cidade das abelhas e o mito de Orfeu. In: PEÇANHA, S. F. G. de A.; SANTOS, T. M. (Orgs.). Calíope: presença clássica. vol. 22. Rio de Janeiro: 7Letras, 2011. p. 27-44.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Nickolas Marques de Andrade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.








