Da LDB à BNCC
A leitura nos documentos norteadores da educação básica nacional
Palavras-chave:
Leitura, Educação Básica, Documentos Oficiais EducacionaisResumo
O presente trabalho visa a analisar como a leitura é tratada nos documentos basilares para a Educação Básica nacional, a saber: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica e Base Nacional Comum Curricular. Ao compreender a leitura como uma prática social altamente necessária para o processo de ensino-aprendizagem dos educandos que estão nos bancos escolares e a discussão em torno da importância de que o educador sempre revisite os apontamentos dispostos nos textos legais educacionais com o intuito de refletir sobre sua prática pedagógica, tal análise será entrelaçada aos pensamentos advindos de Fischer (2006), Lajolo (2006), Freire (2011), Freire e Macedo (2021) e Vasconcelos (2012).
Downloads
Referências
BRASIL. Câmara dos Deputados. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 14. ed. Brasília, DF: Edições Câmara, 2017b.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB n. 2, de 7 de abril de 1998. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 7 abr. 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ dmdocuments/resolucao_ceb_0298.pdf. Acesso em: 10 mar. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC/SEF, 2017a. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: abr. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP n. 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 22 dez. 2017. (2017c). Disponível em: http://basenacionalcomum. mec.gov.br/images/historico/RESOLUCAOCNE_CP222DEDEZEMBRODE2017. pdf. Acesso em: 12 mar. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Conselho Nacional da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília, DF: MEC/SEB/Dicei, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013- -pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file. Acesso em: abr. 2023.
FISCHER, S. R. História da leitura. São Paulo: Editora Unesp, 2006.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011. v. 22. (Coleção Questões da Nossa Época).
FREIRE, P.; MACEDO, D. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. 9. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6. ed. São Paulo: Ática, 2006.
VASCONCELOS, M. L. Educação básica: a formação do professor, relação professor- -aluno, planejamento, mídia e educação. São Paulo: Contexto, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Nickolas Marques de Andrade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.