Armandinho e a desigualdade de oportunidades
Mots-clés :
Semiótica; Percurso Gerativo do Sentido; Armandinho.Résumé
O presente artigo tem como objetivo realizar a análise de uma tira em quadrinho do personagem Armandinho, de Alexandre Beck, sob a perspectiva da semiótica greimasiana, de modo estabelecer uma maior compreensão do texto e dos sentidos engendrados em sua constituição. O corpus apresenta uma temática contemporânea, que pode ser destrinchada e discutida a partir da aplicação do Percurso Gerativo do Sentido. Como referencial teórico, revisamos os estudos de Diana Barros (1997) e Fiorin (2000; 2016). Como resultados, apresentamos uma reflexão da tirinha acerca da realidade com a qual estabelece contato.
Téléchargements
Références
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Sintaxe narrativa. In: OLIVEIRA, Ana. Cláudia de; LANDOWSKI, Eric. (org.) Do inteligível ao sensível. Em torno da obra de Algirdas Julien Greimas. São Paulo: Educ, 1995. p. 81-97.
FIORIN, José Luís. Modalização: da língua ao discurso. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/viewFile/4204/3799. Acesso em 09 de set. de 2022.
FIORIN, José Luiz. As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. 3. ed. São Paulo, Editora Contexto, 2016.
GREIMAS, Algirdas Julius; COURTÉS, Joseph. Dicionário de semiótica. Trad. Alceu Dias Lima et al. São Paulo: Editora Cultrix, 1989.
RAMOS GHIRALDELLI, P.; BARBOSA SOARES, T. O percurso gerativo de sentido em Mafalda. Porto das Letras, v. 7, n. 1, p. 183-200, 7 fev. 2021. Disponível em
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/11209 Acesso em 8 de mai. de 2022.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Victor Hugo da Silva Vasconcellos 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.