PCN, DCN e BNCC:
as siglas documentais na formação de Licenciados em Letras - Inglês
Palabras clave:
Licenciatura em Letras-Inglês, Formação de professor, Documentos legaisResumen
Ao pensar sobre a formação do futuro docente, é preciso refletir qual será o trabalho que ele desempenhará. Embora outras atividades sejam possíveis para o curso de Letras Inglês, a licenciatura é focada na docência em si. Assim, entender os documentos que regem a educação básica, áreas e níveis de atuação desse profissional em formação, é fundamental para pensar em sua prática. O presente artigo objetiva analisar o entendimento da função do docente por meio dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), considerando a sua formação inicial enquanto discente de Letras – Inglês.
Descargas
Citas
BRASIL. Câmara dos Deputados. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 14. ed. Brasília, DF: Edições Câmara, 2016. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 24 jan. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_ EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: abr. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais: temas transversais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Conselho Nacional da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília, DF: MEC/SEB/ Dicei, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677- -diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file. Acesso em: jan. 2023.
CAZDEN, C. et al. Uma pedagogia dos multiletramentos. Desenhando futuros sociais. (Organização de Ana Elisa Ribeiro e Hércules Tolêdo Corrêa. Tradução Adriana Alves Pinto et al.). Belo Horizonte: LED, 2021.
GOVERNO DO PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica – Língua Estrangeira Moderna. Curitiba: Seed, 2008. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/diretrizes/dce_lem.pdf. Acesso em: 24 jan. 2023.
LIMA, L. T.; SOUZA, S. M. F.; LUQUETTI, E. C. F. O ensino da habilidade oral da língua inglesa nas escolas públicas. Cadernos do CNLF, v. 18, n. 10, p. 86-103, 2014. Disponível em: http://www.filologia.org.br/xviii_cnlf/cnlf/10/007.pdf. Acesso em: 18 maio 2023.
RAJAGOPALAN, K. O ensino de línguas como parte da macropolítica linguística. In: GERHARDT, A. F. L. M. et al. (org.). Linguística aplicada e ensino: língua e literatura. Campinas: Pontes Editores, 2013. p. 47-73.
SILVA, A. B.; OLIVEIRA; A. P. Abordagem alternativa no ensino de inglês. In: LIMA, D. C. (org.) Ensino e aprendizagem de língua inglesa: conversa com especialistas. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. p. 141-149.
SILVA, F. M. Dos PCN LE às OCEM: o ensino de língua inglesa e as políticas linguísticas educativas brasileiras. Pesquisas em Discurso Pedagógico, n. 1, 2015. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/24801/24801.PDF. Acesso em: 18 maio 2023.
SIQUEIRA, D. S. P. Inglês como língua franca: o desafio de ensinar um idioma desterritorializado. In: GIMENEZ, T.; CALVO, L. C. S.; EL KADRI, M. S. (org.). Inglês como língua franca: ensino-aprendizagem e formação de professores. Campinas: Pontes Editores, 2011. p. 87-115.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Fabielle Rocha Cruz
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais dos artigos publicados nos Cadernos de Pós-Graduação em Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.