Língua portuguesa em sala de aula

considerações a partir de experiência no ensino médio noturno

Autores/as

  • Isabela Bragança Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palabras clave:

Contexto social, Ensino, Língua portuguesa

Resumen

Este artigo pretende refletir sobre as motivações e as condições de estudo de alunos cursando o ensino médio em período noturno na rede pública, partindo de conceitos presentes na obra Pedagogia do oprimido e outros trabalhos que se fundamentam em uma metodologia idealizada por Paulo Freire. O objetivo dessa reflexão é trazer à tona questões relativas ao contexto social dos jovens nessas condições de estudo e, pela descrição de um relato de experiência pessoal de trabalho com esses alunos, propor um caminho para aulas de Língua Portuguesa que sejam efetivamente relevantes para esse grupo de estudantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ADRIÃO, T. Ensino médio noturno em São Paulo: democratização e diversidade. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2006.

AGUIAR, M. S.; SANTOS, L. W. dos. Ensino de língua portuguesa nas duas primeiras décadas do século XXI. Policromias, Rio de Janeiro, ano 4, p. 360-394, 2019.

COSTA, G. L. M. O ensino médio no Brasil: desafios à matrícula e ao trabalho docente. R. Bras. Est. Pedag., Brasília, DF, v. 94, n. 236, p. 185-210, 2013.

DOIS MILHÕES de crianças e adolescentes de 11 a 19 anos não estão frequentando a escola no Brasil, alerta Unicef. 15 set. 2022 [on-line]. Disponível em: https://www. unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/dois-milhoes-de-criancas-e-adolescentes- -de-11-a-19-anos-nao-estao-frequentando-a-escola-no-brasil. Acesso em: 10 nov. 2022.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 46 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.

GAVRAS, D. Número de jovens ocupados em trabalhos domésticos despenca 35% em dez anos. Folha de S.Paulo, São Paulo, 27 ago. 2022 [on-line]. Disponível em: https:// www1.folha.uol.com.br/mercado/2022/08/numero-de-jovens-ocupados-em-trabalhos- domesticos-despenca-35-em-dez-anos.shtml. Acesso em: 15 nov. 2022.

POSSENTI, S. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas: Mercado de Letras/Associação de Leitura do Brasil, 1996.

TOGNI, A. C.; CARVALHO, M. J. S. A escola noturna de ensino médio no Brasil. Revista Iberoamericana de Educación, [s. l.], n. 44, p. 61-76, 2007.

TROPA de elite. Direção: José Padilha. Produção: Zazen Produções. Intérpretes: Wagner Moura, André Ramiro, Caio Junqueira et al. 2007.

Publicado

2023-06-19

Cómo citar

Bragança, I. (2023). Língua portuguesa em sala de aula: considerações a partir de experiência no ensino médio noturno. Cadernos De Pós-Graduação Em Letras, 23(1), 48–59. Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/15779